Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de março de 2011

SOS RIO MEARIM - Ministério Público pede explicação à Vale sobre acidente no rio Mearim (MA)



Bóias para a contenção do óleo derramado

MA: Ministério Público pede explicação à Vale sobre acidente no rio Mearim, no Maranhão


Após o acidente com um barco rebocador no rio Mearim, ocorrido na madrugada de quarta-feira(02), com possíveis danos ao meio ambiente por derramamento de óleo, o Ministério Público, por meio da promotoria de Justiça da comarca do município de Vitória do Mearim, realizou vistoria na área para avaliar o fato e suas consequências.
O rebocador, que tombou no cais, pertence a empresa Novus Engenharia terceirizada da mineradora Vale. De acordo com a promotora de Justiça titular da comarca, Letícia Teresa Sales Freire, a princípio não foi possível constatar graves danos ao meio ambiente, devido a forte influência das marés sobre o rio e, a contenção do vazamento por meio de boias. Segundo a promotora a vistoria foi realizada no cais e nas margens do rio, na manhã da quarta-feira, logo após o recebimento da denúncia.
Barco tombado no caís
No entanto, o acidente deve ser esclarecido. Para isso, a promotora já enviou ofício à Vale e à empresa Novus solicitando os esclarecimentos, no prazo de 15 dias. Além disso, o Ministério Público pediu ao IBAMA a realização de uma perícia no local, e também à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para, com esses dados, poder fazer uma avaliação mais aprofundada do acidente.
Por: Sílvio Martins (CCOM-MPMA)
Edmilson Pinheiro
São Luís/MA/Brasil
www.forumcarajas.org.br 

http://territorioslivresdobaixoparnaiba.blogspot.com/

http://reentrancias-ma.blogspot.com/
ponte_metálica_rio_mearim_bacabal

SAIBA MAIS SOBRE O RIO MEARIM (MA)

Nasce na confluência das serras Negra, Menina e Crueiras, e desemboca na Baia de São Marcos, na altura da ilha do Caranguejos. Banha as cidades de Barra do Corda (onde ocorre o encontro com oRio Corda), Esperantinópolis, Pedreiras, Trisidela do Vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Vitória do Mearim, Arari (uma das cidades onde se observa o fenômeno da Pororoca)entre outras.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br