Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de abril de 2011

LANÇAMENTO DO LIVRO "TIETÊ - PRESENTE E FUTURO" - CARLOS TRAMONTINA



lançamento

Tietê – presente e 

futuro


Carlos Tramontina

BEĨ, São Paulo; 1ª edição, 2011
edição em português
capa dura
233 p
16 x 21 x 1,5 cm
600 g
ilustrado
colorido
ISBN 978-85-7850-060-3
planejamento urbano e regional (meio ambiente, aspectos físico-ambientais do planejamento)

sobre o livro

O livro Tietê – presente e futuro, do jornalista Carlos Tramontina, apresenta um retrato das condições atuais do rio Tietê, o descaso e sua morte lenta.
O livro registra os bastidores do projeto Rios de São Paulo, série de reportagens apresentadas pela TV Globo. Por meio de um flutuador desenvolvido em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, a equipe de reportagem analisou rigorosamente a qualidade da água ao longo de 500 quilômetros do rio e revelou ao país uma realidade assustadora e cruel. Foram feitas 328 medições dos níveis de oxigênio da água, das quais apenas 21% apresentaram resultados considerados bons. Em 38% a qualidade da água era ruim e em 41% era péssima -- ou seja, 79% das medições apontaram má qualidade da água para a vida aquática. O livro mostra que a poluição do o rio Tietê é mais alarmante do que é dito pelas autoridades, cuja ação política ainda é muito tímida e pouco representativa.
Carlos Tramontina revê no livro todas as etapas dessa aventura jornalística, desde a viagem preliminar a Seul, para conhecer o processo de despoluição do rio Han -- bastante semelhante ao Tietê --, até a chegada do flutuador a Barra Bonita, descrevendo o dia a dia da equipe que o acompanhou. Mais que apenas denunciar a poluição do rio, ele se volta para as pessoas que vivem às suas margens, iluminando os aspectos sociais e humanos que acompanham a degradação do meio ambiente. Tramontina mostra, ainda, o que aconteceu após as reportagens – que impacto causaram sobre autoridades e população, o que mudou desde então, o que permanece. O lançamento de Tietê – presente e futuro marca, assim, a adesão definitiva do jornalista Carlos Tramontina à luta pela limpeza do mais importante rio paulista.
Tietê – presente e futuro, lançado pela Bei Editora em parceria com a Globo Marcas é uma leitura fundamental para estudantes e profissionais de Comunicações e uma fonte de informação indispensável para a compreensão das questões relativas a desenvolvimento, cidadania e meio ambiente no Brasil.
“Depois de tantos investimentos em saneamento, o rio continua morto na região metropolitana. É difícil entender por quê. A população não consegue ver nada melhor - a água é preta e o cheiro continua insuportável. A realidade do rio é cruel. Se tantos países recuperaram os seus rios, porque nós não conseguimos?"

sobre o autor

Carlos Tramontina
Âncora do SPTV 2ª Edição e editor-chefe e apresentador do programa Antena Paulista. Autor dos livros "Entrevista - arte e história dos maiores apresentadores da tv brasileira" e "A morada dos deuses - um repórter nas trilhas dos deuses".

BLOG SOS RIOS DO BRASIL


ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Senhor Carlos Tramontina,
    Meu nome é Maiara e minha professora fez um vídeo para acabar com a poluição dos rios e mares inspirada no seu livro,este é o vídeo
    http://www.youtube.com/watch?v=z7RvIOyPvhg
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br