Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de abril de 2011

SOS RIOS DO BRASIL VISITA (IX) - RIO SAPUCAÍ EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ (MG)

Vista da Cidade de Santa Rita do Sapucaí, cortada pelo Rio Sapucaí

Santa Rita do Sapucaí é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população é de 37.784 habitantes. É conhecida como O Vale da Eletrônica, devido aos centros educacionais e empresas, desta área, situados na cidade. As referências na área de educação são: a ETE, o Inatel e a FAI. Esses centros educacionais são responsáveis pela formação da mão de obra especializada da cidade.

No Sul de Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí, é hoje uma cidade de expressão nacional pela projeção de suas escolas, de sua indústria e pela agropecuária.
O Município está compreendido numa área de 321 quilômetros quadrados, com altitude de 821 metros e temperatura entre 6º e 32º C.
Atualmente é Comarca Intermediária e dista, em linha reta 316 Km da Capital do Estado, Belo Horizonte.
Situa-se em região onde se alternam montanhas e vales que forma a Bacia do Sapucaí.

O Rio Sapucaí
Sapucaí é um rio do estado de Minas Gerais. Seu nome deriva das sapucaias --árvores que crescem em suas margens.
Ele nasce próximo aos municípios de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo, e deságua no rio Grande, no município de São José da Barra, próximo à hidrelétrica de Furnas.
Atravessa os municípios de Campos do JordãoSão Bento do SapucaíParaisópolis,Conceição dos OurosCachoeira de MinasItajubáSanta Rita do SapucaíPouso AlegreSão Gonçalo do SapucaíCareaçuCordislândiaParaguaçu e Três Pontas, onde ele se encontra com o rio Verde, no povoado de Pontalete, e daí começa o tronco sul da represa de Furnas. Desse trecho até desaguar no rio Grande o Sapucaí esta inundado pelo represamento ocorrido em 1963 para formar o reservatório de Furnas.

Ponte sobre o rio Sapucaí em Itajubá, Minas Gerais.
Foi importante historicamente na época das bandeiras, as quais, saindo doVale do Paraíba, adentravam o interior de Minas Gerais seguindo o curso do Sapucaí, em busca de ouro e outros metais preciosos. Contribuiu para a formação de muitas cidades e a ocupação do Sul e do Sudoeste mineiro.
Há em suas águas diversas espécies de peixes de importância para a pesca de subsistência e esportiva, como o dourado, a tabarana, o curimbatá, a piaba, o piau-três-pintas, o pintado, o jaú e outros. Muitas correm perigo de extinção devido à pesca predatória, à poluição e às dificuldades de procriação no período da piracema pelo represamento do rio e de ribeirões e a dragagem das lagoas marginais, bem como a destruição das nascentes fluviais, locais onde os peixes se procriam.
Hoje, o rio Sapucaí sofre com a destruição de sua mata ciliar, com o lançamento de esgoto doméstico, industrial e rural (agrotóxicos). Muitas nascentes que alimentam o rio deixam aos poucos de produzir água por conta da falta de proteção e da exploração excessiva de seus recursos. (Fonte: Wikipédia)

Fotos do colaborador voluntário Engº de Telecomunicações,  Marco Nogueira de Sá (São Paulo - SP) - E-mail: marcoantonions@yahoo.com.br







BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. nasci em Santa Rita e passei minha infância nadando nas aguas limpas do rio sapucai. Hoje tenho medo de nadar no rio. O mundo mudou e todos pensam na renda e não na preservação. Vamos lutar pela natureza!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br