Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de maio de 2011

JUSTIÇA CONDENA SAEE DE ITABIRA (MG) A DEVOLVER TARIFA D' ÁGUA COBRADA INDEVIDAMENTE



Itabira (MG) - foto:  guiatur.com.br

COBRANÇA INDEVIDA
Saae de Itabira terá de devolver tarifa cobrada indevidamente de condomínios
12/05/2011 
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira, autarquia que presta serviço de saneamento básico no município, foi condenado pela Justiça a devolver valores cobrados indevidamente de condomínios que possuem apenas um hidrômetro. A autarquia estava multiplicando ilegalmente o valor da tarifa mínima de consumo desses condomínios pelo número de unidades autônomas do prédio.

De acordo com a apuração feita pela promotora de Justiça Nidiane de Andrade, autora da Ação Civil Pública (ACP), o SAAE multiplicava ilegalmente a taxa de consumo mínimo, correspondente a 15 m³ de água, pelo número de residências existentes no condomínio. Um prédio, por exemplo, de dez apartamentos com apenas um hidrômetro pagava sempre um consumo mínimo de 150 m³, ainda que tivesse consumido apenas 100 m³.
 
Para contestar essa forma de cálculo, a promotora de Justiça sustentou na ACP que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em sentença sobre caso semelhante, decidiu que “a cobrança pelo fornecimento de água aos condomínios em que o consumo total é medido por único hidrômetro deve se dar pelo consumo real aferido”.
 
Com base nas alegações apresentadas na ACP, o juiz Afrânio José Nardy determinou que o SAAE altere a forma de cálculo da tarifa de água e devolva, com juros e correção monetária, os valores cobrados ilegalmente dos condomínios nos últimos dez anos. Ele ainda determinou multa diária de R$ 1.000 caso o SAAE descumpra a sentença.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Olá, legal a notícia, mais esse pico(foto) que ilustra a matéria não esta localizado em Itabira (MG)

    ResponderExcluir
  2. também sou de Itabira e afirmo com certeza que essa foto não é de lá!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigos...derrubamos o pico Itabira, que segundo voces, não fica em Itabira-MG e trocamos a foto por essa que seguramente é da cidade. Obrigado pelo alerta!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br