Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de maio de 2011

SOS RIO CAPIBARIBE (PE) - VAMOS APOIAR O PROJETO RECAPIBARIBE?





Vamos Salvar o  Rio Capibaribe?

Globo Natureza

Globo Natureza







Sexta-feira, 28/01/2011
Mais do que um cartão-postal do Recife, o Rio Capibaribe é um símbolo de Pernambuco. Com suas belezas, seus problemas e sua diversidade dá vida para muitas regiões.



GLOBO VÍDEOS - GLOBO.COM

SAIBA MAIS

Rio Capibaribe é um dos rios do estado de Pernambuco, no Brasil. Seu nome deriva da língua tupi - Caapiuar-y-be ou Capibara-ybe (ou ipe) - e significa rio das Capivaras ou dos porcos selvagens.[1][2]
Nasce na Serra de Jacarará, na divisa dos municípios de Jataúba e Poção. Antes de desaguar no Oceano Atlântico, passa pelo centro do Recife.
Possui duzentos e quarenta quilômetros de extensão, e sua bacia, aproximadamente, 5.880 quilômetros quadrados. Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, entre eles Toritama,Santa Cruz do CapibaribeSalgadinhoLimoeiroPaudalhoSão Lourenço da Mata e o Recife.
Seu curso é dividido em três partes: o alto e o médio curso, situados noPolígono das Secas, onde o rio apresenta regime temporário (cheio sazonalmente); e o baixo curso, quando se torna perene a partir do município de Limoeiro, no agreste do Estado.
Divide a área central da cidade do Recife. Atravessa vários de seus bairros:VárzeaCaxangáApipucos, Monteiro, Poço da Panela, Santana, Casa ForteTorre, Capunga, DerbyMadalena. Faz confluência com o Rio Beberibe atrás do Palácio do Campo das Princesas, antes de desaguar no Oceano Atlântico. Seu braço sul passa por AfogadosIlha do Retiro, rumo a Ilha Joana Bezerra, juntando-se ao rio Tejipió e chega à foz em pleno porto do Recife.

FALANDO DO RIO CAPIBARIBE
Regina Coeli Vieira Machado
Servidora da Fundação Joaquim Nabuco
pesquisaescolar@fundaj.gov.br

Capibaribe ou Caapiuar-y-be ou Capibara-ybe (ou ipe), vem da língua tupi e significa rio das Capivarasou dos porcos selvagens.

Nasce na serra do Jacarará, no município do Brejo da Madre de Deus, na divisa de Pernambuco com a Paraíba. Seu curso tem cerca de 250 quilômetros e sua bacia, aproximadamente, 5.880 quilômetros quadrados.

CAPIBARIBE


Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, sendo os principais: Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e o Recife.


Navegável no verão até dois quilômetros acima de sua foz por canoas e botes, no inverno torna-se tão caudaloso que às vezes provoca enchentes e estragos nas áreas ribeirinhas dos município do interior.


O Capibaribe tem grande importância histórica e social na formação e no desenvolvimento de Pernambuco e da regiãoNordeste do Brasil. Foi denominado de rio-ponte por ter sido, na época colonial, um significativo elo de ligação entre a cultura da cana-de-açúcar da zona da Mata pernambucana e os currais do Agreste e do Sertão.


No século XVI, falava-se muito na gente da várzea do Capibaribe. Foi essa várzea, na paisagem colonial brasileira, a primeira a povoar-se de feitores, lavradores de cana-de-açúcar e senhores de engenhos que deram origem aos conjuntos de casas-grandes ligadas pela água do rio e pelo sangue dos colonos.


Foi na várzea do Capibaribe onde primeiro se consolidou a cultura da cana-de-açúcar no Nordeste, devido ao tipo de solo, o massapê, terra vermelha e fértil, própria para a agricultura canavieira.


A agricultura e a pecuária desenvolvida às margens do Capibaribe muito contribuiu para a evolução do estado de Pernambuco, que não se deu apenas do centro para a periferia, mas também dos engenhos para o centro comercial.


No século XIX, havia alguns locais no Recife, onde as pessoas tomavam banho no Capibaribe e veraneavam às suas margens como, na Várzea, Poço da Panela, Ponte de Uchôa e Monteiro. Podiam ser vistas canoas deslizando ao longo do rio, impulsionadas por canoeiros com remos ou varas, que utilizavam o rio para transportar pessoas, objetos e mercadorias.


O seu percurso no município do Recife, até o local onde ele se bifurca, passa por vários bairros : Várzea, Caxangá, Apipucos, Monteiro, Poço da Panela, Santana, Torre, Capunga, Derby,Madalena. Quando se bifurca o seu braço norte encontra-se com o rio Beberibe e deságua no mar. Seu braço sul, passa porAfogados , Ilha do Retiro, rumo a Ilha Joana Bezerra, juntando-se ao rio Tejipió e tendo a sua foz em pleno porto do Recife, alguns quilômetros da foz do braço norte.


Apesar da sua grande contribuição para o desenvolvimento sócioeconômico do Estado de Pernambuco e do Nordeste, hoje o Capibaribe encontra-se poluído por dejetos orgânicos, coberto de lama e assoreado.


Além de ter sido fundamental para o desenvolvimento da região, o rio Capibaribe também foi uma grande fonte de inspiração para poetas e escritores.


O rio está ligado da maneira mais íntima à história da cidade. O rio, o mar e os mangues. Assassinatos, cheias, revoluções, fugas de escravos, assaltos de bandidos às pontes, fazem da história do Capibaribe a história do Recife.
(Gilberto Freyre, Guia prático, histórico e sentimental da cidade do Recife,1942).

Cidadania Urgente
Ronaldo Castro

Cão sem Plumas
João Cabral de Melo Neto



"Ao entrar no Recife,/ não

pensem que entro só.
Entra comigo a gente
que comigo baixou
por essa velha estrada
que vem do interior;
entram comigo rios
a quem o mar chamou,
entra comigo a gente
que com o mar sonhou,
e também retirantes
em quem só o suor não secou;
e entra essa gente triste,
a mais triste que já baixou,
a gente que a usina,
depois de mastigar, largou".




O rio Capibaribe é a um só tempo o orgulho e a vergonha de nossa cidade. O poeta João Cabral de Melo Neto, em seu magnífico poema "Cão sem Plumas", nos lembrará para sempre essa vergonha. 

E não podemos esquecer que essa vergonha é o produto maior do caríssimo "desenvolvimento e progresso". Acolhemos o progresso dando adeus às capivaras, aos peixe-bois, aos meros e tantos outros. Mas não pretendo ser um saudosista cujo romantismo tem tanta força quanto as capivaras para salvar o rio. 

O que pode salvar-nos, não só o nosso rio capibaribe, mas também toda a paisagem humana é o corajoso exercício da cidadania.

Cidadania é a qualidade ou a condição do cidadão. Infelizmente essa como tantas outras palavras estão impregnadas de um discurso político vazio, vendida por uma retórica de feirantes. Mas a realidade que expressam se nega a esse mercado negro. 

O exercício da cidadania está se afirmando muito lentamente em relação ao mal que avança e por isso é preciso escrever, falar, lutar e lutar principalmente contra o pessimismo generalizado que nega toda a esperança de dias melhores.

Aracely Nóbrega - Projeto Recapibaribe


RECAPIBARIBE
Esse é um projeto que foi fundado em 1994 dois moradores, residentes no bairro de Casa Forte, na cidade de Recife-PE.

Na verdade, consiste em um movimento, que funciona juntamente com a população, com o objetivo de unir e conscientizar a comunidade local e a população como um todo na luta pelo rio. Luta essa, que é feita através da retirada do lixo do Capibaribe, não só pelos fundadores, mas com o envolvimento da comunidade como um todo. Prof. Thiago Henrique - Abr 2011

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br