Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de junho de 2011

"ASA" CONTRIBUI COM PLANO DO GOVERNO PARA GARANTIR ACESSO À ÁGUA



Companheiros e companheiras,
Como todos e todas já devem estar cientes, o Governo Federal lançou o Plano Brasil Sem Miséria.


Com o objetivo de contribuir com o Governo Federal para a erradicação da extrema pobreza no Semi-Árido, a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) elaborou o documento, que segue em anexo, intitulado “O Lugar da Convivência na Erradicação da Extrema Pobreza: reflexões e proposições da ASA no intuito de contribuir para a garantia plena do acesso à água para todas as pessoas do Semiárido”.
Salientamos que o referido documento já foi enviado aos representantes governamentais parceiros da ASA nas ações de convivência com o Semi-Árido Brasileiro e demais movimentos sociais.

Atenciosamente,

Naidison de Quintella Baptista

Coordenador Executivo da ASA pelo Estado da Bahia

Presidente da Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semi-Árido (AP1MC)
pela Coordenação Executiva da ASA

AP1MC – Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido
Endereço: Rua Nicarágua, 111 - Espinheiro - Recife / PE. CEP: 52.020-190
Tel: (81) 2121 7666 - 
www.asabrasil.org.br - asa@asabrasil.org.br
Documento da ASA propõe diálogo com o Plano Brasil Sem Miséria
Texto apresenta reflexões e propostas sobre o acesso à água no Semiárido
Fernanda Cruz - Asacom
Recife - PE
22/06/2011

ASA pretende contribuir com experiência na metodologia de construção de cisternas | Foto: Roberta Guimarães/ Arquivo Asacom
A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) publicou, esta semana, o documento intitulado O Lugar da Convivência na Erradicação da Extrema Pobreza que traz reflexões e propostas para a garantia plena do acesso à água para todas as pessoas no Semiárido.
O objetivo da rede, que vem atuando de forma articulada no campo da convivência com o Semiárido há mais de dez anos, é dialogar com o Plano Brasil Sem Miséria, lançado recentemente pelo Governo Federal e que apresenta como um dos principais desafios, o abastecimento de água, principalmente na região semiárida.


O texto, além de fazer uma caracterização da região, apontando os seus desafios e potencialidades, propõe algumas questões na execução do Plano como a necessidade de envolver outras redes e movimentos sociais nas ações de formação e construção de tecnologias de captação e armazenamento de água de chuva. 


O material também sugere que sejam contempladas as quatro linhas de acesso à água - água de beber, água de produzir, água comunitária e água de emergência; e que sejam reconhecidos os esforços de diferentes segmentos sociais nesse processo, sem perder de vista as especificidades de cada um - sociedade civil, poder público e empresas privadas.


Segundo o coordenador executivo da ASA, Naidison Baptista, a rede pretende contribuir na execução do Plano a partir de sua experiência, valorizando a metodologia já utilizada pela ASA que envolve a mobilização social, indo além da construção de cisternas.


“A expectativa é que a gente possa oferecer ao governo elementos de reflexão para qualificar o programa de erradicação da pobreza, para caminharmos efetivamente na universalização da cisterna e do direito à água e da segurança alimentar. Enquanto sociedade civil, estamos fazendo nossa parte, que é sugerir como políticas públicas podem ser implantadas com qualidade, a partir da experiência da implantação de quase 400 mil cisternas de consumo humano”, afirma Naidison.


O documento foi encaminhado para o Governo Federal e para diversos movimentos sociais, como Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Movimento Sem Terra (MST), Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).
Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

336.637
Cisternas rurais construídas até 13/06/2011



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br