Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA - 17 DE JUNHO 2011



COMBATENDO A DESERTIFICAÇÃO
A VIII Conferência da ONU sobre a luta contra a desertificação, que reuniu políticos e especialistas de quase 200 países, além de representantes de 800 organizações não-governamentais concluiu, baseados em estudo das Nações Unidas, que a desertificação afeta atualmente 200 milhões de pessoas, mas até um terço da população - ou 2 bilhões de pessoas - vive em zonas de risco.


As regiões mais vulneráveis à desertificação são a África Subsaariana e a Ásia Central, mas o problema atinge todos os continentes, adverte o estudo, elaborado por cerca de 200 especialistas de 25 países.
Estima-se em 65 bilhões de dólares (47,6 bilhões de euros), os prejuízos resultantes da degradação da terra, por práticas erradas ou falta de cuidados.

Também são apontadas como causas da desertificação,  o cultivo intensivo, o desmatamento, as práticas de irrigação não-sustentáveis, a superpopulação e as mudanças climáticas.

O QUE PODE E DEVE SER FEITO

Para combater a desertificação implica, fundamentalmente, em desenvolver ações no sentido de controlar e prevenir o avanço do processo e, quando possível, recuperar áreas degradadas para uso produtivo. O Blog SOSRiosBr sempre procura trabalhar o assunto desertificação, pois fatalmente nessas áreas os rios, ribeirões, córregos e os mananciais são os primeiros prejudicados, deixando suas populações em situações de extrema miséria pela falta de água.

Em nossas comunidades devemos  intensificar as atividades de conservação de solos, florestamento e reflorestamento, mas também é importante que deixemos de fazer práticas nocivas ao solo e que resultam em sérios prejuízos para os agricultores que dele dependem para para obter os seus produtos agrícolas.

Muitas vezes, por falta de conhecimento, falta de orientação ou costumes herdados de seus pais e avós, muitas famílias continuam as práticas errôneas,  e o manejo inadequado dos recursos naturais, que resultam ou agravam a seca e a desertificação em suas propriedades. 

O vídeo abaixo, da Globo Vídeos - Globo Ecologia mostra como o desmatamento, retirando lenha da caatinga para os fornos das cerâmicas, uso nos fogões caseiros, produção de carvão, etc,  antecipou um cenário de aquecimento global para o semi-árido do Nordeste: a desertificação no Sertão do Seridó. 

Outras práticas como a retirada de pedras para  vender, que hoje é um recurso comum entre os pequenos produtores da região do semiárido nordestino, provoca a formação de imensas crateras no campo.

A caatinga também alimenta os fornos de padarias, olaria e até mineradoras. E tem uma atividade campeã da devastação da caatinga: a fabricação de gesso. O oeste pernambucano abriga o maior pólo gesseiro do Brasil, que envolve mais de 500 empresas de todo tamanho. A matéria-prima extraída do solo, a gipsita, é triturada e depois desidratada nos fornos a lenha. 

Localizamos na Internet e disponibilizamos os links abaixo, algumas  cartilhas que podem ser usadas para orientar os moradores e produtores rurais das áreas que enfrentam o problema da desertificação, onde alguns conselhos são dados pelos especialistas que, quando adotados, podem ajudar a minimizar a ampliação do problema.


Mapa de Ocorrência de Desertificação e Áreas de Atenção Especial no Brasil

A Embrapa do Nordeste, no seu Programa de rádio "Prosa Rural"  o pesquisador da Embrapa Solos, UEP Nordeste, Luciano Accioly falsobre cuidados para evitaa desertificação e a degradação de terras. Durante o programa, Luciano Accioly traz mais detalhes sobre as principais causas dadesertificaçãoO pesquisador explica também que aatividades econômicas de populações rurais podem conviver com práticaque ajudaa evitar esse problema. Clique e ouça as orientações da Embrapa Solos



CARTILHAS SOBRE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO:

- Cartilha "O Processo de Desertificação" para escolas do ensino fundamental e médio

-  Cartilha Clima - Desertificação na Caatinga - Greenpeace


- Cartilha: A desertificação na Paraíba - Mineiro/PB

- Cartilha Desertificação - RN


- Cartilha IPETerras



Veja o Vídeo do Globo Ecologia sobre Desertificação


A presente pesquisa e o material coletado é um apoio do Blog SOSRiosBr para as (os) colegas educadoras (es) que desejam trabalhar o tema em suas escolas, bem como aos grupos comunitários ambientais e grupos de educação ambiental dos Comitês de Bacias, que desenvolvem estudos de orientação para os ribeirinhos, produtores rurais, comunidades de pescadores e outras.

Celebrem a importante data de 17 de junho, o "DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA" incentivando outros a conhecer melhor o problema, pesquisar com maior profundidade sobre o assunto e buscar mais informações de como podemos solucioná-lo em nossas comunidades.



Prof. Jarmuth Andrade/SOSRiosBr
Físico e Ambientalista



SAIBA MAIS:


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br