Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de junho de 2011

RIO PARAÍBA DO SUL TERÁ EM SUA DEFESA "FRENTE PARLAMENTAR"


Rio Paraíba do Sul, em São Paulo
27/06/2011
Frente Parlamentar em Defesa do Rio Paraíba do Sul será lançada amanhã
O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) está mobilizando toda a comunidade regional para participar, nessa quarta-feira, 29, na Assembleia Legislativa, em São Paulo, do lançamento da Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação da Bacia do Rio Paraíba do Sul. “É um grito de socorro em favor do nosso rio, que abastece de água mais de dez milhões de pessoas. É o rio da vida, que precisa de nossa atenção”, justifica o parlamentar.

A iniciativa de lançar uma frente específica para tratar desse assunto surgiu, segundo Padre Afonso, da observação sobre os problemas que o rio enfrenta, principalmente após a expedição que ele organizou em fevereiro desse ano, quando percorreu um trecho do rio.

“Percebemos de perto a realidade. A extração de areia é feita de forma descontrolada, com graves danos às áreas de proteção, além de resultar em muitas cavas sem recuperação”, diz Padre Afonso. Segundo ele, a revisão do mapa minerario pretendida pelo governo do Estado, também motivou a criação da Frente Parlamentar.

O lançamento da Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação da Bacia do Rio Paraíba do Sul, que deverá contar com a participação de mais de 20 deputados que já aderiram à iniciativa, ocorrerá no Auditório Franco Montoro, às 17h.

“Estamos convidando os prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas e comunitárias para participar desse ato, para demonstrar a força da nossa união, em favor do rio. Precisamos chamar a atenção do governo para a necessidade de recuperar o Paraíba do Sul”, diz Padre Afonso.
O RIO
A bacia do rio Paraíba do Sul estende-se por três estados: São Paulo – onde ficam suas nascentes – Minas Gerais e Rio de Janeiro - onde deságua no mar, em São João do Atafona.

São quase 55 mil m2 de área, situada numa das áreas mais industrializadas do país, além de ser o responsável pela quase totalidade do abastecimento do Rio de Janeiro; cerca de 10 milhões de pessoas se abastecem de suas águas. Em torno de 85% dos 180 municípios que o margeiam ainda não tratam de seu esgoto.

No Estado de São Paulo, segundo a Sabesp, até 2014, a totalidade do esgoto coletado no Vale do Paraíba deverá ser tratada, totalizando um investimento de R$ 350 milhões. Fonte: Diário de Taubaté



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br