Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de junho de 2011

UNESP REALIZA 1ª REUNIÃO TÉCNICA DE IRRIGAÇÃO DE BAIXO CUSTO


Irrigação Aprendiz_Sitio Modelo UNESP

Agricultores conhecem irrigação de baixo custo



Agricultores conhecem irrigação de baixo custo Na quinta-feira (09), aconteceu a 1ª Reunião Técnica de Irrigação de Baixo Custo, na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, na Fazenda Experimental Lageado. O objetivo do evento foi divulgar uma alternativa de irrigação mais barata, capaz de viabilizar a agricultura intensiva regional.

A reunião contou com, aproximadamente, 60 participantes, entre agrônomos, técnicos agrícolas, funcionários da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e, principalmente, produtores rurais de hortaliças e frutas de 11 municípios da região de Botucatu.

Durante o período da manhã, no Anfiteatro B da Central de Aulas da FCA, aconteceram aulas teóricas abordando os temas “Fundamentos da irrigação”, “Sistema de irrigação de baixo custo por sulcos”, “Sistema de irrigação de baixo custo por aspersão” e “Sistema de irrigação de baixo custo localizada”, ministradas pelo professor Edmar José Scaloppi, do Departamento de Engenharia Rural da FCA e coordenador do evento.

As demonstrações dos sistemas no campo, com explicações sobre sua montagem e possibilidade de tirar dúvidas pessoalmente com o professor Scaloppi, acontecem no período da tarde, na área do Sítio Modelo da FCA. O acesso a sistemas de irrigação pode ajudar os produtores familiares a melhorar sua produtividade, provocando mudanças significativas na sua situação econômica e social.

“Os sistemas de baixo custo desenvolvidos pelo professor Scaloppi podem garantir produção o ano todo para o pequeno agricultor”, afirma Jaime Duarte Filho, assistente agropecuário da regional da CATI em Botucatu, que fez questão de ressaltar a importância da parceria institucional. “A universidade faz a pesquisa, mas ela precisa chegar ao produtor. A CATI tem a vocação de repassar as tecnologias desenvolvidas para quem precisa”.

A 1ª Reunião Técnica de Irrigação de Baixo Custo é uma promoção da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, CATI/Regional Botucatu, Secretaria Municipal da Agricultura e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).

Foto: Divulgação/Aconteceu Botucatu



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br