Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de julho de 2011

AQUÍFERO GUARANI EM RISCO POR FALTA DE ACORDO ENTRE A PM DE RIBEIRÃO PRETO E MINISTÉRIO PÚBLICO

lixão tropical em Ribeirão Preto


Sem acordo, MP veta ‘tratado de paz’ com 

Prefeitura de Ribeirão

A Prefeitura de Ribeirão Preto e o Ministério Público (MP) não chegaram a um acordo sobre a ação civil pública impetrada por conta de problemas causados por antigos lixões na zona Leste. A promotoria pede medidas urgentes do Executivo por conta da suspeita de contaminação do Aquífero Guarani – a região é de recarga do aquífero.
Nesta terça-feira (19), uma audiência foi realizada na 1ª Vara da Fazenda de Ribeirão Preto. “A prefeitura simplesmente não quer acordo. Eles falaram que já estão realizando tudo o que foi pedido”, diz o promotor Marcelo Goulart, do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente).
A secretária do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Mariel Silvestre, não foi localizada para falar sobre o assunto. Sem o acordo, Goulart diz que a “trégua” entre MP e Prefeitura sobre questões relacionadas à zona Leste acabou. O próprio promotor chama a área de “Faixa de Gaza”, em uma analogia com a região de conflito no Oriente Médio.
“No ano passado, fizemos um acordo, ao qual chamei de ‘Tratado de Paz’, mas até agora, um ano depois, nada saiu do papel”, reclama Goulart.
O acordo surgiu após estudos realizados por um grupo convocado pelo MP. As principais determinações são a manutenção de 35% dos terrenos para área verde e outros 15% que não podem ser impermeabilizados. “Temos que aumentar a zona rural e diminuir o crescimento urbano”, diz.
Próximo passo
Após a tentativa de conciliação, a Justiça terá que definir se aceita o pedido de antecipação de tutela (liminar) feito pelo MP.
Se aceitar, a Prefeitura de Ribeirão corre o risco de receber multa diária de R$ 110 mil em caso de descumprimento dos termos propostos (R$ 10 mil para cada item pedido).
Fonte: EPTV.com
2º CIMAS: de 4 a 6 de outubro de 2011



Fonte: ERA DA ÁGUA 
PROF. EVERTON DE OLIVEIRA
Ph.D. em hidrogeologia 
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br