Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de julho de 2011

HIDRELÉTRICA DE ESTREITO DECRETA O FIM DAS PRAIAS NO RIO TOCANTINS - SOS RIO TOCANTINS

Foto da Praia do Cacau, feita dia 06 julho-2011. Esta imagem vai desaparecer


O fim das praias no rio Tocantins



Infelizmente é verdade! Os jornais, portais de noticias, emissoras de rádio e TV divulgaram a notícia a partir do que a prefeitura informou após reunião com executivos do consórcio que administra a usina hidrelétrica de Estreito no meio de semana.
Se a prefeitura esperava “pressionar” os executivos a fechar as comportas da usina por um período, para possibilitar o surgimento das praias, o tiro saiu pela culatra.
O superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas(Chico do Planalto) era a própria imagem do desânimo. A sensação de impotência e desencanto não poderia tão evidente entre os barraqueiros. Não era para menos, eles passaram o ano inteiro se preparando para explorar as belezas naturais do rio Tocantins.
A prefeitura também teve prejuízos ao cancelar a abertura do veraneio nas praias, programada para o dia do aniversário de 159 anos de fundação de Imperatriz. Um presente de grego?
Levando em conta que a prefeitura administra os recursos do contribuinte não há dúvidas sobre quem ralmente perdeu. Se considerarmos que as praias atraem turistas, movimentam a economia então é preciso de uma calculadora das mais potentes. Isso também afeta o subconsciente coletivo, cada um daqueles que diziam temos um rio, praias e muito sol…. O artigo 6º da Constituição Federal, ao discorrer sobre direitos sociais, diz que o cidadão tem direito a educação, saúde, o trabalho e o LAZER.
Continuamos com o sol e o rio,  não podemos dizer o mesmo das praias. Isso também já começa a levantar uma questão sobre por quanto tempo ainda teremos o rio Tocantins navegável.
Nem tudo está perdido. Ainda há um fio de esperança nesse processo das praias.
Em entrevista que fiz com o promotor do Meio Ambiente, Jadilson Serqueira, perguntei qual era sua opinião sobre o fim das praias no rio Tocantins. A resposta dele foi um óbvio lamento seguido de “as pessoas não acreditavam que isso aconteceria”.
Felizmente ainda há uma luz no fim do túnel. O promotor disse que , se a prefeitura quiser, pode mover uma Ação na Justiça para obrigar o Consórcio Estreito Energia(CESTE)  a “criar uma praia em Imperatriz”.
Além da prefeitura os barraqueiros também podem ingressar com uma ação com o mesmo objetivo ou todos juntos. Ele mesmo prometeu avaliar a Ação e “endossar” se esta estiver formulada de forma adequadamente.
O promotor entende que houve prejuízos econômicos e social para Imperatriz e um detalhe que me chamou a atenção é que segundo ele, não havia nada no Relatório de Impactos Ambientais (RIMA) do CESTE sobre os prejuízos que a usina provocariam nos municípios da Região Tocantina, como é o caso de Imperatriz.
Levando em conta que o Ministério Público só age quando provocado então está dado o recado.  Vamos aguardar o desenrolar dessa história.
Enquanto isso alguns barraqueiros desesperados com a situação anunciam que vão instalar barracas nos pequenos pontos de areia que vem surgindo nos últimos dias. 
A Defesa Civil  já avisou que não há condições de banho e até colocou placas com advertência. O desespero dos barraqueiros é compreensível, a irresponsabilidade deles não. Diante de tudo disso uma pergunta: Ninguém vai fazer nada? Fonte: BlogJoaoRodrigues





Praia do Cacau - Rio Tocantins - foto: Sebastião Rodrigues


Saiba Mais: www.revelandotocantins.org.br


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br