Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de julho de 2011

INPE OFERECE CURSO GRÁTIS SOBRE METEOROLOGIA, VIA SATÉLITE



INPE: Profissionais do setor hidrológico podem se inscrever no curso à distância sobre meteorologia por satélite

Publicado em julho 19, 2011 por HC
De 25 a 27 de julho, será realizado o Curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Hidrologia. As aulas serão ministradas à distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle.
Promovido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), o curso irá auxiliar os profissionais da hidrologia a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos, na administração e planejamento das atividades de previsão e controle de enchentes e inundações.
O treinamento é especialmente dirigido a hidrólogos, hidrometeorologistas, geólogos, hidrogeólogos, ambientalistas e todos os profissionais envolvidos no gerenciamento dos recursos hídricos.
Introdução ao Sensoriamento Remoto, Radiação, Estimativa de Precipitação e Número de Dias sem Chuva, Produtos de Radar Meteorológico e Descrição dos Modelos da Superfície Continental (LSMs) e sua aplicação na assimilação de dados de superfície, serão as aulas ministradas por Carlos Frederico de Angelis, Daniel Alejandro Vila, Jojhy Sakuragi, Juan Carlos Ceballos, da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA), e por Luis Gustavo Gonçalves de Gonçalves, da Divisão de Modelagem e Desenvolvimento (DMD), do CPTEC/INPE. Baldemar Mendez Antonio, da Universidade Autônoma Metropolina, do México, ministrará a disciplina Modelo Hidrológico Operacional alimentado com dados de Satélite.
A programação completa, o acesso à sala virtual e os procedimentos de inscrição estão disponíveis na página: http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-hidrologia
Fonte: INPE
EcoDebate, 19/07/2011

-- 
Eng. MSc. Juliano Bueno de Araújo
Fundação ANINPA Brasil
 
telefone : Curitiba      41 3420 1163 
                  Paranaguá 41 3424 1275
                  Celular Claro 41 8807 66 97 
                  Celular TIM    41 9988 89 41
 

FONASC-CBH - Escritório: 
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191  
 CADASRTRE-SE.NO FONASC 
  www.fonasc-cbh.org.br



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br