Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de agosto de 2011

EQUADOR PEDE URGENTE DESPOLUIÇÃO DA BACIA AMAZÔNICA

Amazônia Internacional compreende 8 países
(fonte: paramazonia)


Equador: Amazônia precisa de 'processo urgente de despoluição' 23 de agosto de 2011



A Amazônia precisa de um "processo urgente de despoluição", sobretudo de seus recursos hídricos, afirmou nesta terça-feira à Agência Efe o secretário-executivo do Instituto para o Eco-Desenvolvimento Regional Amazônico (Ecorae) do Equador, Carlos Viteri. A Bacia do Amazonas concentra a maior quantidade de água doce do mundo e por isso é preciso iniciar um processo sério e urgente de despoluição, acrescentou Viteri.

Esta será a posição que o Equador apresentará durante um encontro promovido em Quito para discutir o "manejo integrado dos recursos hídricos além das fronteiras da bacia do Rio Amazonas", que será realizado entre quarta e sexta-feira. Delegados da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela participarão do encontro, que é uma iniciativa da Secretaria Permanente da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Na reunião, serão discutidos mecanismos e políticas que permitam conduzir de forma integral e sustentável as bacias hídricas localizadas além das fronteiras do Amazonas, detalhou Viteri, após lembrar a importância que esta região tem para a humanidade. Segundo ele, é necessário que se estabeleçam estratégias de manejo do impacto e recuperação ambiental na Amazônia e o encontro de Quito marcará a pauta de como se deveria entender o desenvolvimento sustentável da região, que é castigada também pelo desmatamento e pelas atividades petrolífera e mineradora.

Viteri afirmou que espera que os países amazônicos criem políticas vinculativas em todas as áreas do desenvolvimento, com o objetivo de proteger o sistema hídrico e a biodiversidade da Amazônia. De acordo com o secretário-executivo, que é um antropólogo kichwa da tribo de Sarayaku - comunidade situada no centro da Amazônia equatoriana - as novas estratégias de preservação da bacia devem se basear em um novo paradigma de "conservação e desenvolvimento sustentável", visto que os sistemas hídricos da região podem se transformar em "um fator de integração ou de conflito".

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br