Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de agosto de 2011

OS DEZ RIOS MAIS POLUÍDOS DO BRASIL EM DESTAQUE NO YAHOO NOTÍCIAS


É claro que o Rio Tietê (SP), apesar de todos os milhões já gastos, continua sendo o mais poluído do país. (foto AE Estado)


O site da Yahoo destaca com fotos e precisas informações, os dez rios mais poluídos do Brasil (que já postamos como notícia) e apresenta uma galeria de fotos interessantes (e tristes) demonstrando partes desta poluição.


Os dados utilizados na notícia, bem como o ranking dos rios mais poluídos do Brasil foram retirados do IDS (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável), do IBGE.

Chama nossa atenção também, que em poucas horas da publicação já existem mais de sete dezenas de "revoltados comentários" de internautas, indignados com a situação que se encontram nossos rios e pelo muito pouco que tem sido feito para deter essa poluição (esgoto urbano e industrial) pelos governos estaduais e pelo Governo Federal, bem como pelas concessionárias dos serviços de água e esgoto de nossas cidades.

A bem da verdade, a nosso ver, o grande responsável por essa poluição que está presente em mais de 70% de nossos cursos d' água são os governos municipais, os comitês de bacias hidrográficas, as entidades da sociedade civil organizada e as comunidades em geral que não lutam suficientemente para que sejam construídas as ETEs (estações de tratamento de esgotos) e a aplicação da Legislação Ambiental que proíbe o lançamento de esgotos "in natura" em nossos rios e ribeirões.

Longe de nós defender o Governo Federal, o ex-presidente Lula ou a Presidente Dilma, entretanto é bom destacar que o PAC (Plano de Aceleração do Desenvolvimento), segundo alguns, elaborado para alavancar a eleição da petista, destinou considerável verba para o saneamento básico em todos os estados do Brasil. Acontece que no PAC 1 menos de 50% dos estados e municípios conseguiu elaborar os projetos e encaminhar no devido tempo o planejamento e a documentação necessária para o início das obras tão importantes para levar água, afastar e tratar os esgotos das diversas bacias hidrográficas do Brasil (segundo o Instituto Trata Brasil).

Com a baixa adesão e o descumprimento das normas legais para obter os devidos empréstimos e verbas para saneamento muito pouco foi feito e menos de 40% das obras iniciadas puderam ser concluídas e inauguradas.  é bem provável que no PAC 2 o mesmo problema deve estar acontecendo e enquanto isso nossos rios, córregos e praias continuam sendo contaminados por esgotos (urbanos e industriais) lançados sem tratamento em suas águas.

Clique no link abaixo e veja as fotos da Agência Estado e o relato do site Yahoo Notícias sobre os DEZ RIOS MAIS POLUÍDOS DO BRASIL. 

Nós que estamos a longo tempo lutando pela recuperação e preservação de nossos rios, através da revitalização dos mesmos e nesta semana estamos comemorando 3 MILHÕES DE VISITAS AO BLOG, acreditamos que uma pequena luz começa a ser divisada no final do túnel (boiando entre esgotos, como falou Jô Soares, ontem ao Governador de SP) e que se houver interesse das comunidades, buscando apoio do Ministério Público muita coisa pode ser mudada para despoluir os rios do Brasil.


Prof. Jarmuth Andrade/31 Ago 2011
Blog SOS Rios do Brasil



 
VEJA A MATÉRIA DO YAHOO NOTÍCIAS:


Top 10: os rios mais poluídos do Brasil


A qualidade da água dos rios e represas brasileiros está longe do ideal. Dados do IDS (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável), do IBGE, revelam quais bacias de água doce estão em situação mais crítica. Os IQAs (Índice de Qualidade da Água) mais baixos são os dos altos cursos dos rios Tietê e Iguaçu, que atravessam, respectivamente, as regiões metropolitanas de São Paulo e Curitiba.  CLIQUE E SAIBA MAIS




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br