Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de setembro de 2011

AVALIAÇAO DO TRATA BRASIL MOSTRA RIBEIRÃO PRETO (SP) COMO A SEXTA DO BRASIL


Ribeirão Preto é a sexta do País em saneamento básico

Números de 2009 do Ministério das Cidades mostra que município subiu de 70% para 83% de esgoto tratado

Jean Vicente

Ribeirão Preto é a sexta grande cidade do País com melhor saneamento básico, segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, que avaliou as 81 maiores cidades brasileiras (mais de 300 mil habitantes).
A análise leva em conta o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2009, e mostra que Ribeirão tem 100% de abastecimento com água tratada, 98% de coleta de esgoto e 83% de tratamento do esgoto.
O levantamento mostra que a cidade de Santos é a melhor do grupo em saneamento, seguida de Uberlândia, Franca, Jundiaí e Curitiba. O Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) diz que os números são ultrapassados e que a cidade tem 98% do esgoto tratado.
A análise foi feita levando em consideração a população atendida com água tratada e rede de esgoto, tratamento do esgoto por água consumida e o índice total de perda de água. O último item é justamente onde Ribeirão vai mal: desperdiça 46% da água tratada, contra 38% da média geral. Franca, por exemplo, só joga fora 17% da água tratada, segundo os dados.
Crescimento positivo
Ribeirão foi a segunda cidade que mais cresceu no índice de tratamento de esgoto, passando de 70% para 83%, ficando apenas atrás de São José do Rio Preto, que passou de 5% para 99%.
Hoje, o tratamento de esgoto é feito pela empresa Ambient. O abastecimento e a coleta pelo Daerp.
Mesmo não concordando com o número de 83%, o superintendente do Daerp Joaquim Ignácio da Costa Neto, diz que a classificação da cidade é execelente. "Isso mostra o avanço que a cidade teve graças ao investimento do poder público", diz.
O diretor do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) em Ribeirão Preto, Carlos Eduardo Alencastri também elogiou. "Ribeirão Preto caminha bem neste sentido", diz.
Porém, alguns problemas ainda precisam ser resolvidos. "Na zona Sul, atrás do RibeirãoShopping ainda faltam interceptores e o esgoto vai direto para a natureza", diz Alencastri. Costa diz que Prefeitura espera a conclusão de um inquérito do Ministério Público para resolver os problemas da região.
Contestação
O superintendente do Daerp, Joaquim Ignácio da Costa Neto, diz que a realidade do esgoto tratado em Ribeirão Preto é bem maior que a retratada pelo Instituto Trata Brasil. De acordo com ele, desde 2009 a cidade faz o tratamento de 98% do esgoto.
"O Daerp não reconhece este número. Em 2008, realmente era 83%, mas em 2009 foram feitos vários investimentos e chegamos a 98%. Tudo o que é coletado é tratado na cidade", diz. O Trata Brasil diz que os números são de 2009.
Costa ainda ressaltou o bom momento da cidade em comparação com a média nacional. "O Brasil tem 85% de abastecimento e Ribeirão tem 100%. No país, 55% do esgoto é coletado e em Ribeirão são 98%. Esgoto tratado no país chega a 25%, e aqui o tratamento é de 98%", afirma. FONTE: JORNAL A CIDADE

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br