Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de setembro de 2011

NATAL, CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE NÃO TRATA SEUS ESGOTOS



Em Natal (RN), 0% do esgoto é tratado  

RN na Midia / Online - Internet

15/09/2011
Por Wallacy Melo - qui set 15, 2:07 pm
Editado por Wallacy Melo
Do portal COPA 2014 , segue esse post do Blog ?Desafios do Saneamento?.
Matéria Por: Bartira Seixas
Gestora de Turismo com um pé na Consultoria e outro na Educação.
No último post, em que publiquei a tabela das cidades-sedes com dados do SNIS 2009 (Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento), me chamou atenção o fato de a cidade de Natal ter declarado não tratar nada do seu esgoto coletado.
A cidade é reconhecida internacionalmente como o "Ar mais puro das Américas", segundo levantamento da Nasa, em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), também foi eleita pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo) como melhor destino turístico do Brasil em 2007 , além de ser uma das cidades com o maior número de leitos turísticos do País (aproximadamente 28 mil).
É inegável que os investimentos na área de saneamento básico são mais do que necessários. A Copa de 2014 justifica maior atenção para esta área como princípio básico para uma boa infraestrutura da cidade, aumento no número de turistas, e, principalmente, garantia de melhor qualidade de vida para a população.
Em uma conversa com o professor de infectologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Kleber Luz, que também é Embaixador do Trata Brasil, pude explorar melhor o tema e ter a opinião de uma pessoa que presencia, quase que diariamente, o impacto da falta de saneamento básico na vida dos moradores de Natal. Compartilho com vocês os principais pontos de nossa conversa:
Blog - A escolha de Natal como cidade-sede da Copa do Mundo tem trazido avanços no saneamento?
Kleber Luz ? Apesar de não ter feito parte das exigências da FIFA, o saneamento da cidade está sendo apresentado pelas autoridades como uma prioridade para o ano de 2014. Com relação às doenças, estarão na dependência da conclusão das obras. Caso isso aconteça o número desses problemas provavelmente se reduzirá.
Blog ? E sobre a universalização do saneamento, quais benefícios trariam para saúde da população da região metropolitana de Natal?
Kleber Luz ? É provável que haja uma redução considerável no quadro de doenças da cidade e principalmente do Estado. Consequentemente os gastos, antes destinados ao tratamento de pessoas com essas doenças, poderiam ser revertidos na potencialização de outros serviços, inclusive na própria saúde pública.
Blog ? As doenças decorrentes da ausência do saneamento se destacam no quadro de internações médicas da cidade e do Estado?
Kleber Luz - São episódios que ocorrem freqüentemente, principalmente nas regiões mais marginalizadas.
Blog ? Como as deficiências do saneamento são percebidas pelos médicos na região metropolitana de Natal? Há uma mobilização destes profissionais para mudar este quadro?
Kleber Luz ? O contingente de pacientes que adquiriram doenças provindas da falta de saneamento básico, em Natal, revela uma situação típica de uma região que apresenta baixos índices desse serviço. Os médicos da cidade, assim como os demais cidadãos, se preocupam com o bem estar social e assumem o compromisso de contribuir na concretização do direto ao acesso aos serviços públicos por toda a população.
Blog ? Cada vez mais a imprensa noticia a contaminação das praias mais belas do Brasil, também as do RN. Esta poluição é percebida também pela sociedade local?
Kleber Luz ? Infelizmente, não só o Rio Grande do Norte, como outros estados do Brasil têm suas praias cada vez mais comprometidas pela poluição. Muitas vezes por falta de informação, as populações praieiras acabam fazendo das beiras das praias um ambiente propício ao despejo de resíduos.
Mais matérias interessantes no blog: http://bartiraseixas.blogspot.com/

FONTE: TRATA BRASIL


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br