Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de setembro de 2011

PROFESSOR DE ERECHIM (RS) NO CONGRESSO BRASILEIRO LIMNOLOGIA

                                                 
                                                Professor Luiz Hepp vem coordenando as pesquisas nos dois últimos anos 

Professor da URI divulga resultados de pesquisa em Congresso Brasileiro de Limnologia*

O estudo busca informações destinadas a programas de conservação e avaliação da qualidade das águas...

O professor Luiz Ubiratan Hepp, do Departamento de Ciências Biológicas da URI-Campus de Erechim, proferiu a palestra sobre “Dissimilaridade de insetos aquáticos: efeitos de múltiplas escalas e distâncias espaciais”, no simpósio temático “Diversidade Beta: avanços teóricos e metodológicos", durante o XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, em Natal, Rio Grande do Norte, entre os dias 5 a 8 de setembro.
A palestra foi baseada em resultados das pesquisas desenvolvidas na região dos Campos de Cima da Serra, desde 2008. O estudo foca na investigação de padrões de distribuição de insetos aquáticos em riachos, buscando informações destinadas a programas de conservação e avaliação da qualidade das águas.
Esta abordagem de estudo vem sendo aplicada em vários rios de Erechim, Três Arroios, Marcelino Ramos e Faxinalzinho com a participação da Professora Rozane Restello e de alunos de graduação dos Cursos de Ciências Biológicas/Licenciatura e Bacharelado, e alunos do Mestrado em Ecologia da URI-Campus de Erechim.
O professor Luiz Hepp, que coordena o Curso de Ciências Biológicas/bacharelado, destaca que “este trabalho está no seu segundo ano e já temos resultados importantes sobre a qualidade de água e os efeitos da degradação ambiental nos municípios estudados. Isso possibilitará a extrapolação dos resultados para toda a região, o que facilitará a tomada de decisão por parte dos gestores municipais e do comitê de bacia sobre a aplicação de recursos e práticas de recuperação dos mananciais.”

*limnologia (do grego, limne - lago, e logos - estudo) é a ciência que estuda as águas interiores, independentemente de suas origens (estudadas pelahidrografia), mas verificando as dimensões e concentração de sais, em relação aos fluxos de matéria e energia e as suas comunidades bióticas.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br