Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de setembro de 2011

XIV CONGRESSO MUNDIAL DA ÁGUA (IWRA), NA PARADISÍACA PORTO DE GALINHAS (PE)


Vila de Porto de Galinhas (PE)



30/9/2011 

As águas correm turvas



Porto de Galinhas, Brasil, 30/9/2011 – Mais de 20% dos latino-americanos e caribenhos não contam com saneamento básico e 15% deles diretamente não têm acesso a água potável, um recurso vítima das deficiências de gestão, alertam especialistas reunidos em Porto de Galinhas, Pernambuco. “É preciso reconhecer que a qualidade da água é um problema sério, com uma situação grave de contaminação pelo mau manejo e por incapacidades na gestão, e aquíferos que perdem suas reservas em ritmo acelerado”, disse à IPS Walter Ubal, do Centro internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento, do governo do Canadá (IDRC).   
As superconcentrações urbanas fazem crescer a demanda pela água e, consequentemente, o custo de buscá-la e deixá-la potável é “altíssimo”, destacou este especialista em gestão de recursos naturais e ambientais presente ao XIV Congresso Mundial da Água, que termina hoje nesta cidade pernambucana. Iniciado no dia 25, o encontro foi organizado pelo governo estadual e pela Associação Internacional de Recursos Hídricos (IWRA), uma rede internacional não governamental.
“O pior é que estamos manejando opções de tratamento que podem ser mais caras e gerar maiores impactos ambientais”, alertou Ubal, reconhecendo que não há outra maneira de purificar a água que seja 100% sustentável. Explicou que “é preciso encontrar formas menos más e, também, que seja possível incorporar componentes sociais”. “Tudo isto é um esforço muito grande, porque uma grande estação de tratamento de esgoto pode gerar odores e mudar o valor das moradias, o que leva a enfrentar uma complexidade além do nível técnico, que é o social”, afirmou Ubal.
Com o objetivo de compreender o estado das estações de tratamento de esgoto na região, o diretor do Instituto de Engenharia da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), Adalberto Noyola, coordena desde abril uma equipe de especialistas que busca adaptar processos e tecnologias que sejam mais sustentáveis para melhorar a situação na América Latina.
A meta da pesquisa, que inclui Brasil, México, República Dominicana, Guatemala, Colômbia e Chile, é avaliar os impactos ambientais das tecnologias mais aplicadas nessa área na região e assim identificar estratégias de mitigação de gases-estufa, explicou Noyola à IPS. “Tratamos a água para evitar contaminar o rio, o mar, o solo, e, conforme a sociedade avança e há mais demanda por água, em muitas regiões se busca reutilizá-la na irrigação agrícola e na indústria, embora ainda não para uso doméstico”, acrescentou.
Brasil e México, cujas populações somadas equivalem a metade dos habitantes da América Latina e do Caribe, têm uma porcentagem de tratamento de seus esgotos que varia de 30% a 40%. Já o Chile foi incluído no estudo por apresentar características de serviços de água e saneamento semelhantes aos do “mundo industrializado, por sua política contínua de longo prazo de privatização”, informou Noyola, afirmando que em 2012 esse país alcançará 100% de tratamento de seu esgoto. República Dominicana e Colômbia, por outro lado, realizam o tratamento de purificação em apenas 25% do esgoto, enquanto a Guatemala fica no índice entre 10% e 15%.
Noyola destacou que na região são usados basicamente três tipos de tecnologias para tratar o esgoto, que são as lagoas de estabilização, o lodo ativado e reatores anaeróbicos. As lagoas de estabilização, que são tanques de grandes extensões recobertos com cimento, argila compactada ou folhas de plástico para evitar a infiltração, “têm a vantagem de seu custo operacional ser muito baixo, embora por seu tamanho só possa ser instalada em terrenos planos”, explicou Noyola.
Já o lodo ativado é mais compacto, mas requer equipamentos, motores e mais tecnologia, e o custo operacional por energia elétrica é maior. “Pode-se ter uma boa qualidade de água constante” com este método, acrescentou o especialista mexicano. Quanto aos reatores anaeróbicos, compactos sem ar, contam “com a vantagem de seu custo de operação ser muito baixo”. Contudo, produzem metano em lugar de gerar matéria orgânica. “Sua desvantagem é que a qualidade da água é menor do que o sistema dos ativados e é necessário complementá-lo com um pós-tratamento”, segundo Noyola.
O diretor do instituto de engenharia da Unam concorda com Ubal quanto a não haver tecnologia para tratar o esgoto que seja totalmente sustentável e ambientalmente adequada em sua totalidade. “Há umas mais verdes do que outras. todo o processo que envolve energia traz uma consequência, ainda que pequena. O desafio é reduzir os impactos”, indicou.
Para Noyola, não há uma única tecnologia para utilizar o tratamento da água na América Latina, já que “há muitos cenários de tamanhos de estações de tratamento e até de áreas geográficas diversas”. Ao tratar a água, consome-se energia, o que gera uma carga de emissão de gases-estufa, afirmou. “O metano é perigoso, com um grande impacto na mudança climática. Se for lançado e não capturado pode-se estar contribuindo de forma negativa, movendo a contaminação da água para a atmosfera, ou seja, troca-se o problema de lugar”, destacou Noyola.
Este especialista coordena um estudo pioneiro que pretende elaborar um diagnóstico atual e representativo do tratamento de esgoto nas cidades da América Latina, além de reunir as informações em um guia que estará à disposição de governos municipais. “Vamos fazer um guia com recomendações para que o tomador de decisões selecione a melhor tecnologia que mais se adapta às suas necessidades. Alguns países já avançam em recomendações, mas são mais do tipo técnico e econômico. Queremos também o estudo ambiental”, destacou. Segundo Noyola, as estações de tratamento de água também têm impactos negativos e é necessário reduzi-los ao mínimo e fazer uma seleção mais sustentável da tecnologia. Fonte: Envolverde/IPS
SAIBA MAIS:

 MI/Codevasf/Dnocs presentes no XIV Congresso Mundial de Água

SIMPÓSIO DE HIDRÁULICA E RECURSOS HÍDRICOS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA  - Porto de Galinhas (PE)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br