Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de outubro de 2011

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS DIVULGA SEU "BOLETIM ÁGUA Nº 48 "


Informativo mensal nº 48 - Setembro de 2011
Zig Koch / Banco de imagens ANA
R$ 40,2 milhões do Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas vão para compra de esgotos tratados de dez estações. A cada trimestre, o Prodes paga pelos resultados alcançados, ou seja, pelo esgoto efetivamente tratado, depois de certificado pela Agência Nacional de Águas. 
Cláudia Dianni / Banco de Imagens ANA
A Agência Nacional de Águas (ANA), o Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promovem o curso “Capacitação técnica na gestão de recursos hídricos para a bacia hidrográfica do rio Doce”, a ser realizado em Governador Valadares (MG). As inscrições seguem abertas até o próximo dia 14 de outubro por meio do site do Instituto Federal do Espírito Santo, que coordena a capacitação.
Estudo aponta investimentos para evitar o déficit de abastecimento de água
Especialistas da ANA apresentaram ao público do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Porto Alegre, entre 24 e 29 de setembro, os desafios que o País deve enfrentar nos próximos anos para manter o abastecimento urbano de água, informações obtidas pela Agência durante a elaboração do Atlas Brasil Abastecimento Urbano de Água. O levantamento inédito que aponta quais os municípios brasileiros que precisam de investimentos em sistemas de produção e novos mananciais até 2015, para evitar o déficit de abastecimento urbano de água.
Zig Koch / Banco de imagens ANA
Pela primeira vez o Brasil recebeu o Congresso Mundial da Água, entre 25 e 29 de setembro, em Porto de Galinhas (PE). Esta foi a 14º edição do evento, cujo tema foi é “Gestão Adaptativa da Água: Olhando para o Futuro”. Cerca de 50 países participam do Congresso, promovido pela Associação Internacional de Recursos Hídricos (IWRA, na sigla em inglês), que contou com patrocínio da Agência Nacional de Águas (ANA).
Evento ocorrerá em Marselha em 2012
O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e o diretor de gestão Paulo Varella recepcionaram e acompanharam o francês Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água (WWC, na sigla em inglês), e o vice-presidente do colegiado e ex-diretor da ANA, Benedito Braga, em sua agenda de trabalho em Brasília. A visita de Fauchon foi motivada pela  proximidade da realização do VI Fórum Mundial da Água, em março de 2012, em Marselha, na França. A agenda incluiu reuniões com os ministros Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, e Fernando Bezerra, da Integração Nacional.
Zig Koch / Banco de imagens ANA
Um acordo de cooperação técnica será o primeiro passo para levar água potável à população do Amazonas. A decisão foi tomada no dia 22, em Brasília, durante reunião entre o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Dalvino Franca; a deputada Vera Castelo Branco (PTB-AM); e o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro; além de técnicos da ANA e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba (Codefasf).
Tomás May / Banco de Imagens ANA
Assim como ocorreu em todos os meses do ano, exceto fevereiro, a irrigação foi a finalidade que ocupou o topo das outorgas concedidas pela Agência Nacional de Águas (ANA). Dos 89 usos outorgados durante o mês, 41 se referem a irrigantes. As demais 48 outorgas foram para diversos fins: mineração (19), indústria (7), esgotamento (5), abastecimento público (4), outras finalidades (4), aquicultura com tanque escavado (3), hidrelétricas (2), obras hidráulicas (2), aquicultura com tanques-rede (1) e irrigação/dessedentação (1).
VEJA MAIS: BOLETIM ÁGUA



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br