Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de outubro de 2011

ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS DO RJ E SP TÊM FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO RIO PARAÍBA DO SUL


Rio Paraíba do Sul - SP/MG/RJ

Frente Parlamentar em Defesa do Rio Paraíba é lançada em Barra do Piraí (RJ)

Garantir água de qualidade para as gerações atuais e futuras. Esse foi um dos principais compromissos firmados durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Bacia do Rio Paraíba do Sul, realizado dia 24, em Barra do Piraí.

A presidente da Frente Parlamentar e deputada estadual Inês Pandeló disse que as problemáticas que afetam o Rio Paraíba do Sul devem ser discutidas por entidades e a população. “Precisamos buscar soluções para conter a degradação do Rio Paraíba. Ao Poder Público cabe promover ações de recuperação da Bacia do Rio Paraíba e a população, se conscientizar cada vez mais sobre a importância da mudança de hábitos para que sacolas de lixo, garrafas plásticas, móveis velhos, entre outros objetos, não sejam jogados no Rio. Também é de extrema importância evitar as construções na beira do Paraíba”, explicou a parlamentar.

Para Inês Pandeló o tratamento de esgoto é outra questão de extrema importância. “Dados do Laboratório de Hidrologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro dão conta que São Paulo trata 23% do seu esgoto; o Rio de Janeiro, 4% e Minas Gerais, apenas 1%. A Bacia do Rio Paraíba está abandonada. Todos os dias ela recebe um bilhão de litros de esgoto, sem qualquer tipo de tratamento. Em contrapartida, são captados 107.800 litros de água por segundo para uso no abastecimento domiciliar das Regiões Sul Fluminense e Metropolitana do Rio de Janeiro. Com isso, o tratamento da água requer cada vez mais o uso de produtos químicos, encarecendo o fornecimento d´água e comprometendo a saúde dos seus usuários”.

Durante o encontro, os participantes apresentaram propostas, como a de incluir no currículo escolar a grade de Educação Ambiental e levar a proposta de criar a Frente Parlamentar em Defesa da Bacia do Rio Paraíba do Sul para a Assembléia Legislativa de São Paulo.

A diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Jacareí, em São Paulo, e assessora jurídica da Agevap/Ceivap Andréa Francomano Berilacqua, o deputado estadual Nelson Gonçalves e os vereadores Luiz Henrique, de Mendes, e Pastor Monteiro, de Barra do Piraí, participaram do evento. O encontro ainda reuniu representantes do MEP, Associação de Canoeiros e Defensores da Natureza de Barra Mansa e da Emater.

A Frente Parlamentar, até o momento, tem a adesão de 21 dos 71 deputados da Assembléia Legislativa. Entretanto, a adesão pode ser feita até o próximo dia 14.Fonte: ASFUNRIO
Fonte: www.inespandelo.com.br


Rio Paraíba do Sul - Volta Redonda - RJ - foto: JozeDdonatto

FRENTE PARLAMENTAR PAULISTA EM DEFESA DO PARAÍBA:



Frente em defesa do rio Paraíba defende ações sustentáveis (SP)


Lixo e esgoto presentes na beira do rio Paraíba e a falta de planejamento no uso da água foram alguns dos problemas apontados pelo engenheiro agrônomo Juarez Domingues Vasconcelos, durante reunião da Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação da Bacia do Rio Paraíba do Sul.
O deputado Beto Trícoli (PV), integrante da frente, participou da reunião, ao lado de Afonso Lobato (PV, coordenador), Marco Aurélio (PT) e Hélio Nishimoto (PSDB).



“Existem problemas não apenas do ponto de vista da mineração, mas também devemos discutir impactos dos eventos extremos como enchentes e deslizamentos, questão do saneamento e da ocupação urbana”, ressaltou Trícoli.
Para o parlamentar, o Vale do Paraíba vem sendo ocupado historicamente a partir do rio. “É uma região importantíssima. Vamos sugerir iniciativas interessantes para os demais deputados e consequentemente para o governo do Estado, que deve agir de forma articulada com os municípios. As soluções efetivas devem ser sustentáveis”, afirma Beto.


O deputado completa que a frente não é contra a atividade econômica na região, mas o desenvolvimento deve ser para todos, “e não apenas para alguns segmentos”. 
Os membros da frente parlamentar também aprovaram o regimento interno e elegeram como vice-coordenador, por unanimidade, o deputado Marco Aurélio. (mlf)
betotricoli@al.sp.gov.br - Fonte: ADVO NEW

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br