Estão previstas mais de 1.600 atividades em todo o Rio Grande do Sul, promovidas por cerca de 800 entidades com a participação de mais de 1,5 milhão de pessoas
A 18ª Semana Interamericana da Água e 11ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul – De 1º  a 8 de outubro – promovida pela Abes-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – seção Rio Grande do Sul) em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais – encerra-se neste sábado, 8 de outubro, com diversos atos no município de Canoas.
 Às 9h será promovida a Celebração da Água, junto ao barco Martim Pescador, ao largo da Praia de Paquetá. Para as 14h30min, ocorrerá a solenidade de encerramento da Semana e, também está previsto o ato de assinatura da ordem de inicio da Estação de Bombeamento de Esgoto do Bairro Guajuviras. Em caso de chuva, as atividades serão realizadas no auditório Sady Fontoura Schivitz da Prefeitura Municipal de Canoas – Rua 15 de Janeiro, 11, Centro.
A abertura oficial da Semana da Água ocorreu no dia 2, em Santa Maria, com duas atividades, realizadas junto à Prefeitura Municipal (Estação das Águas e Pedalando pela Vida com a Corsan). Mas a programação começou no dia anterior, primeiro sábado de outubro, Dia Interamericano da Água, com uma ação dirigida a escolares, na Quinta da Estância Grande, em Viamão.
BACIAS HIDROGRÁFICAS
O Rio Grande do Sul tem 25 bacias hidrográficas, e cada uma tem um Comitê de Bacia Hidrográfica, com representantes dos usuários da água, da população da bacia e também do Estado, que é o gestor e proprietário das águas. O lema da Semana da Água 2011 é “De onde vem a água que usamos?”.
A presidente da Abes-RS, Nanci Begnini Giugno, chama atenção para a importância da inserção da sociedade na defesa e preservação da água, começando por identificar a bacia hidrográfica em que sua cidade está situada. E a coordenadora da Semana, jornalista Maria de Lourdes da Cunha Wolff, convida o público a prestigiar as diversas ações que vão se desenvolver em todo o Estado.
 Serão mais de 1.600 atividades, promovidas por cerca de 800 entidades e empresas ligadas ao saneamento ou interessadas na defesa do meio ambiente, como escolas, centros de tradições, clubes de serviço, ongs, comitês de bacia, prefeituras e Brigada Militar. No ano passado, mais de 1,5 milhão de pessoas participaram da organização dos eventos ou assistiram às apresentações.
 Os promotores da Semana querem demonstrar à população que conservar e proteger os mananciais de água, nascentes, arroios, rios, lagoas e banhados é imprescindível para sua própria sobrevivência, já que existe estreita relação entre água e saúde: se a água não for usada adequadamente, pode se transformar em fonte de doença e de morte.
 As ações promovidas na Semana da Água visam a: 1) discutir e aprofundar questões relativas à água em todos os níveis; 2) impulsionar a execução de programas e projetos em defesa da água; e 3) incentivar a cooperação entre as pessoas, para que cada um faça a sua parte em favor da sustentabilidade.
 O objetivo da Semana da Água é ajudar a alcançar as metas estabelecidas pela comunidade internacional, contidas na Agenda 21 e na Declaração do Milênio (até 2015, reduzir em 50% o número de pessoas sem acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta). 
Para acessar a programação: www.abes-rs.org.brAssessoria de Imprensa da Abes-RS
Fone: 3212-1375  Cel. 9971-4987
FONTE:  ABES/RS