Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de outubro de 2011

CULTIVANDO ÁGUA BOA RECEBE PRÊMIO AMERICAS AWARD NOS USA DIA 06



Itaipu é premiada pelo Cultivando Água Boa

Programa recebe reconhecimento internacional pela Unitar

O Programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu Binacional, foi o grande vencedor do prêmio Americas Award 2011, na categoria sustentabilidade ambiental. A premiação é concedida pelo Instituto das Nações Unidas para o Treinamento e Pesquisa (Unitar), em parceria com o Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal) - Atlanta, Estados Unidos.

O prêmio é um reconhecimento dos resultados positivos do programa em termos de preservação e proteção. A gestão integrada da água e a redução de poluentes, promovidas pelo CAB, foram decisivas para a escolha dos jurados. A cerimônia de entrega será no dia 6 de outubro, durante jantar oficial do 5º Americas Competitiveness Fórum, em Santo Domingo, República Dominicana. O Cultivando Água Boa é adotado em 29 municípios da Bacia do Paraná 3.

O American Award reconhece programas públicos e oficiais nas Américas que tenham contribuído para o desenvolvimento econômico e social. A premiação está presente em cada uma das áreas de ação dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

"Com esta indicação vencedora, o Cifal faz uma justa homenagem de uma organização brasileira que incentiva e promove práticas concretas para o desenvolvimento sustentável", afirmou em carta o presidente do comitê gestor do Cifal Curitiba e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.
O prêmio, que conta com o apoio do Carter Center, da Organization of American States (OAS) e do Metropolis International Institute, é um dos mais importantes recebidos pelo Programa Cultivando Água Boa.
 
Em 2005, o CAB foi contemplado com o Prêmio “Earth Charter + 5 (Carta da Terra + 5). O programa também rendeu à Itaipu pelo menos uma dezena de condecorações, além da indicação para ser o case do Brasil na Rio+20.
Na avaliação do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, esse tipo de reconhecimento é fundamental para ampliar a visibilidade do projeto e, com isso, permitir que ele seja adotado por outras instituições.

“O mais interessante nesta experiência é a visibilidade que ela nos dá para compartilharmos e replicarmos o que fazemos aqui. Em todos os casos, mostramos a metodologia e os resultados concretos do programa”, disse Samek.
  
Referência — Na prática, as ações adotadas pelo CAB renderam interesse da iniciativa privada e de outros empreendimentos hidrelétricos, como a usina de Belo Monte, que deve usar o projeto como modelo para suas ações socioambientais. Yacyretá, binacional do Paraguai e da Argentina, adotou o padrão de desenvolvido por Itaipu para um programa similiar.

Outros institutos de renome também recomendam o programa. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Superior de Administração e Economia (Isae) lançaram o livro “Programa Cultivando Água Boa: Resultados, Modelo de Gestão e o seu Papel como Referência Mundial”, enquanto a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) considera o CAB modelo a ser seguido.

No Brasil, o Cultivando Água Boa foi contemplado com o Prêmio ANA 2010, promovido pela Agência Nacional de Águas, e ingressou no Ranking Benchmarking dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do País no último mês de julho.

Para Samek, o sucesso do programa está associado ao trabalho desenvolvido pelos empregados de Itaipu e ao empenho dos parceiros, que ajudam a geri-lo em toda a Bacia do Paraná 3. “Fico muito satisfeito. Quando todo mundo dá as mãos no mesmo projeto, o resultado aparece”, concluiu o diretor. Fonte: Bem Parana



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br