Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de outubro de 2011

EXPOSIÇÃO "QUÍMICA PARA UM MUNDO MELHOR" - NA ESTAÇÃO CIÊNCIAS DA USP ATÉ 06 NOV



Estação Ciência/USP oferece experiências químicas divertidas para a criançada




Nada das cansativas aulas de química da escola ou fórmulas enfadonhas. A exposição “Química para um mundo melhor” vai além: de espuma gigante a suco de repolho roxo e geleca verde. É com esses divertidos experimentos que estudantes de Química atraem a atenção de milhares de crianças e jovens, em São Paulo.


Exposição fica aberta até o dia 6 de novembro, na Estação Ciência/USP
A programação é uma boa pedida para o Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira, dia 12 de outubro. A exposição fica aberta ao público todos os dias, na Estação Ciência/USP (Rua Guaicurus, 1.394, Lapa), com exceção das segundas-feiras. Mais de 20 mil pessoas visitaram o evento, que vai até dia 6 de novembro.

Um dos objetivos da exposição é despertar o interesse de futuros profissionais da área, em falta no Brasil. “Fórmulas e decorebas não tem nada a ver com os processos maravilhosos da química, que é tão presente na nossa vida”, comenta o professor Guilherme Marson, do Instituto de Química da USP e coordenador do projeto na Estação Ciência/USP. “A química nos possibilita desenvolvimento econômico, novos remédios, roupas e paredes coloridas. Ela dá cor à nossa vida”, acrescenta.



Mais de 11 mil pessoas já visitaram o evento. (Fotos: Luiz Machado/ Divulgação)
Faça em casa
O suco de repolho roxo é um dos experimentos mais fáceis de fazer em casa. A cor do líquido vai mudar de acordo com a acidez do meio. O resultado vai divertir as crianças (elas deverão estar acompanhadas de um adulto na hora da brincadeira). Veja a receita:

  • Bata o repolho roxo com água quente no liquidificador.
  • Coe num filtro de café e despeje o caldo em um copo.
  • Acrescente uma gotinha de limão. O que acontece, ele muda de cor?
  • Coloque uma pastilha de antiácido estomacal.
  • Depois acrescente vinagre. O que acontece, ele muda de cor de novo?






Serviço
A Estação Ciência fica aberta ao público de terça-feira a sexta-feira (8h as 18h) e também nos finais de semana e feriados (9h as 18h).

O ingresso custa R$ 4; estudantes pagam R$ 2. A entrada é gratuita no primeiro sábado e no terceiro domingo de cada mês. Professores, menores de seis anos e maiores de 60 anos não pagam.

Escolas e grupos com pelo menos 15 pessoas devem agendar visita pelos telefones. Fonte/Fotos:  YAHOO NOTÍCIAS



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Fantástico ! E as crianças jamais se esquecem tamanhas experiencias .
    Lembro me quando criança ao visitar a Feira da França eu tinha 10 anos e com meu Pai fui conhecer as maquinas e equipamentos Franceses , vi muitos experimentos sobre agua e esgotos , imagino agora maiores desenvolvimentos após 40 anos ...
    Penso que há muita esperança para o nosso Brasil que hora desponta e assume grandes trabalhos na areá de pesquisas e descobertas .Vamos sim , incentivar nossas crianças . FerAndrade .

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br