Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de outubro de 2011

FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO INVIABILIZA USO DE PRAIAS EM ANGRA DOS REIS (RJ)


                                       praia de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ)




Mambucaba, o paraíso em estado de caos


ANGRA DOS REIS
Há muito tempo que a praia de Mambucaba é tida como point de verão durante todo o ano dos moradores da região Sul Fluminense e até mesmo de muitos estrangeiros. A sua localização privilegiada atrai visitantes, que fortalecem o turismo, e outro fator que agrada é a extensão da orla, que tem 1,5 Km de areia branca. O local também é muito frequentado por surfistas, que diariamente usufruem das águas de Mambucaba, contudo, a beleza do local muitas vezes esconde seu real estado de conservação. 

Apesar da preferência entre os turistas e da população da cidade, na última avaliação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a praia de Mambucaba foi considerada imprópria para banho, com 1.483 coliformes fecais para 100 ml de água. Segundo o instituto, para uma praia ser considerada própria tem que ter no máximo 1.000 coliformes para cada 100 ml de água.

Para a maioria, a poluição da praia apareceu como uma surpresa, mas, segundo eles, isso acontece por falta de saneamento básico.

Guilherme Nunes reside na localidade há mais de dez anos e conta que esse problema vem acontecendo faz tempo. “Não é preciso ser especialista para saber que esgoto in-natura jogado no mar polui a praia. Aqui no nosso bairro isso vem acontecendo há muito tempo. Sabia que um dia isso iria acontecer, pois os nossos governantes não fazem nada para melhorar essa situação”, contou o morador.

Larissa de Oliveira está morando há dois anos no bairro. Quando ela ficou sabendo da existência de poluição na praia se surpreendeu. “Realmente estamos abandonados. Queria uma solução urgente para os problemas do meu bairro, que se juntarmos poderemos fazer uma lista enorme, e que a prefeitura fizesse o seu papel, porque nem nos informar sobre a situação do local eles fizeram”, reclamou a moradora.

Comércio local
Segundo os comerciantes da localidade, está sendo registrada uma queda constante nas vendas de verão, que é a época mais forte para o setor. “Há uns cinco anos que estamos notando uma queda no movimento de verão. Isso é muito prejudicial para nós que somos comerciantes e também para o turismo. 

A nossa praia já não é a mesma de antes. Em dias de sol, na alta temporada, ainda tínhamos um movimento, agora nem isso. Acredito que esse problema só será resolvido se o esgoto que vem dos Rios Mambucaba e Perequê pararem de cair na nossa praia. Para isso acontecer, é necessário que o governo saia dessa inércia que já dura dois anos e comece a trabalhar pelo povo”, disse o comerciante Carlos Augusto, o Carlinhos.

Marcos Aurélio também reclama do movimento. “Moro em Mambucaba há mais de 20 anos e nunca passamos por uma crise igual a essa. Antigamente uma sexta-feira de sol, como esta, era motivo de comemoramos um movimento que daria uma boa expectativa para o fim de semana, mas, com se pode ver, a praia está vazia, sem ninguém na areia, muito menos na água. Acho que o poder público deveria implantar políticas para promover o turismo, melhorando a vida da comunidade local”, pediu

Turistas
O sentimento dos poucos turistas é o de tristeza. Rafaela Matos é moradora de Volta Redonda e relembra cenas de sua infância em Mambucaba. “Quando eu era criança os meus pais me traziam para a Praia de Mambucaba, onde eu brincava o dia todo. Gostaria de poder fazer a mesma coisa como os meus filhos, mas agora que a praia está poluída vai ficar difícil”, indagou.

Rosângela Luqueze, moradora de Brasília, está rodando as praias do Brasil. Sua parada atual é a praia de Mambucaba e ao saber que a mesma está poluída se assustou. “Realmente estou impressionada, pois sempre vim aqui e nunca ouvi falar em poluição. Acho que o Brasil tem lugares lindíssimos, essa praia é um exemplo disso. Todos nos temos que nos conscientizar, pois é muito triste andar pelo litoral e ver toda beleza e não poder usufruir dela”, relatou.

Outro que ficou surpreso foi o turista Hélio Maurício, que mora em Nova Iguaçu. “Não sabia que a praia estava suja, inclusive já até tomei banho aqui e gostei muito”, contou.

Fator hoteleiro
João Panayotis pertence ao setor hoteleiro da cidade e diz que as praias poluídas atrapalham na economia local. “A palavra ‘atrativo’ resume tudo que se deve ter em uma cidade para ela ser um potencial turístico. Quando falamos em visitação de pessoas é necessário saber o que as atrai a um local. É simples. 

Angra dos Reis é sinônimo de praia, por tanto, temos que tê-las limpas. Com o crescimento tecnológico o turista já se prepara em casa, sabendo aonde quer ir e como vai. A praia de Mambucaba é um forte exemplo disso. Sua localização é de fácil acesso e na internet existem vários mapas que trazem o turista a esse local, o que para nós do ramo é maravilhoso, ou pelo menos deveria ser. Com visitantes na cidade podemos fazer várias coisas, como criar pacotes e facilitar a visitação de praias e outros locais”, analisou. 
  
Ambientalista
O secretário executivo do Instituto Sócio Ambiental da Baía da Ilha Grande (Isabe), Ivan Marcelo, verificou a qualidade da praia e apontou solução. “Quanto ambientalista tenho o dever de cobrar do poder público ações que garantam o bem estar do meio ambiente como um todo. Acho que em toda a região de Mambucaba a prefeitura tem que executar o saneamento ambiental, garantindo melhorias”, relatou.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Fernando Grande, subsecretário de Meio Ambiente, informou às providências que serão tomadas. “É de nosso conhecimento um projeto que a Secretaria de Obras e a Subsecretaria de Parques e Jardins está desenvolvendo para toda a região de Mambucaba, onde será realizada urbanização de toda essa orla. Os quiosques existentes serão padronizados, sendo criado calçadas, praças e também a instalação de uma rede de esgoto, que por consequência irá despoluir a praia, inclusive com a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)”, informou.

Subprefeitura da Região 4
O subprefeito da Região 4, Silas Gonçalves, contou sobre o projeto que será realizado no local. “Estamos iniciando um trabalho de recuperação das bacias dos Rios Mambucaba e Perequê. No primeiro momento estamos visando evitar os problemas de alagamento, no Parque Mambucaba. 

Posteriormente estaremos juntos com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), na construção de quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), onde será totalmente separado as águas pluviais e o esgoto. Hoje temos muitas áreas em que existe a chamada rede mista, onde o morador pode colocar o seu esgoto devidamente filtrado na rede pluvial. O problema é que em muitos casos isso acontece de forma irregular, sem passar por fossa, filtro e sumidouro. Com essa separação feitas pelas ETEs, conseguiremos eliminar a poluição da praia, deixando-a limpa”, explicou.

Postado em 25/10/2011 - FONTE: A VOZ DA CIDADE



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br