Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de outubro de 2011

GALERIAS DOS CÓRREGOS ÁGUA PRETA E SUMARÉ NA CAPITAL PAULISTA SERÃO AMPLIADAS


         Carro boiando na rua virou cena comum - foto: Robson Fernandes-AE

É só o céu ganhar o tom escuro típico dos temporais que muita gente que trabalha nas proximidades da Rua Turiaçu começa a antecipar a volta para a casa. 


E o receio tem motivo justificado há pelo menos duas décadas. As imagens de carros boiando atrás do Estádio do Palmeiras circulam pelo País a cada época de enchentes. Só entre setembro e março do ano passado, o cruzamento da Turiaçu com a Avenida Antártica alagou 19 vezes.


Ali bem perto, o cruzamento da Avenida Francisco Matarazzo com o Viaduto Pompeia, do lado do Shopping Bourbon, inundou 12 vezes.


Quem mora na Lapa e precisa ir trabalhar de carro no centro, por exemplo, normalmente tem de passar pelos pontos de alagamento da Pompeia e da Água Branca. 


As inundações também inviabilizam a maior parte dos acessos ao Elevado Costa e Silva, o Minhocão, por onde passam 21.600 carros entre 7h e 10h. Sem obras significativas nos últimos 12 meses, o calvário do motorista na região deve se repetir a partir de dezembro, com a chegada das chuvas.


A Subprefeitura da Lapa e a Sabesp têm feito obras emergenciais nos últimos dois meses, como a reforma do coletor-tronco do Pacaembu, ao custo de R$ 7,2 milhões, e a reforma de galerias antigas na Pompeia. Fonte: O ESTADÃO


Obra anti enchente - Caderno Metrópole de O Estado de 08/10/2011‏



Caro (a) Jarmuth Andrade

A matéria dá conta das obras de ampliação das galerias de águas pluviais dos Córregos Água Preta (Av.Pompéia) e Sumaré que deverão ser iniciadas em 2012 com conclusão prevista para 2014.

Poderia se tratar de matéria corriqueira sem grande importância. Mas não é.

Na realidade a Prefeitura está retomando a solução dos problemas de inundações na cidade através da ampliação da capacidade das galerias existentes que é a solução de engenharia mais adequada para áreas urbanas congestionadas como é a nossa.

Há mais de 20 anos, quando o Grupo dos Piscinões assumiu o comando das enchentes, a Prefeitura não executou mais nenhuma ampliação de galerias visando adotar para todos os casos a construção dos famigerados piscinões. Esse comportamento é o grande responsável pela situação calamitosa atingida pelas enchentes que hoje ocorrem na cidade.

Daí a importância dessa obra. Ela não só vai resolver o problema da enchente dos Córregos Água preta  e Sumaré, um dos pontos mais críticos da cidade como dá a entender que a Prefeitura conseguiu furar o bloqueio do Grupo dos Piscinões e vai voltar a se servir de projetos de engenharia competentes e adequados para conseguir os resultados que a população merece.

Espero que assim o seja. A cidade agradece.

Aceite o meu abraço,


Julio Cerqueira Cesar Neto
55 11 36669924 - 55 11 99137065

 LEIA MAIS:


Estudo aponta galerias de R$ 90 mi como solução para cheias na Pompeia


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br