Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de outubro de 2011

PROTEGENDO AS ÁGUAS DO EQUADOR

Foto: Atividade de monitoramento na Bacia do Rio Guayllabamba. Fonag.Equador cria fundo para proteção da água BLOG SOS RIOS DO BRASIL



Cecy Oliveira - direto de Zaragoza (Espanha).
A convite da ONU-ÁGUA

A bacia hidrográfica do Rio Guayllabamba é uma das mais densamente povoadas do Equador - 2,5 milhões de habitantes - e abriga a Região Metropolitana da capital, Quito. É também a que mais sofre com a escassez, confiltos de uso e contaminação da água.



As tratativas para a constituição do Fonag iniciaram em 1995, conforme informações do secretário técnico, Pablo Zamora, que apresentou o case no encontro sobre Água na Economia Verde, promovido pela ONU-Agua, na cidade espanhola de Zaragoza e que reuniu 80 especialistas de várias partes do mundo e para o qual Aguaonline foi convidada como único veículo de comunicação brasileiro.
Os parceiros iniciais foram o The Nature Conservancy (TNC) e a Fundação Antisana. No ano 2000 se deu a formação do fundo com a participação da Empresa Metropolitana de Água e Esgoto (EMAAP). Ao longo dos últimos anos aderiram ao Fonag a Empresa Elétrica Quito S.A., a Cervejaria Nacional, a Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação no Equador (Cosude) e a Tesalia Springs Company, produtora da água engarrafada Tesalia. O capital inicial foi de US$ 21 mi.
Uma das fontes permanentes de contribuição ao Fundo é o valor de 1% das contas da companhia de água e esgoto da capital. Outros aportes obtidos elevaram o capital para mais de US$ 7,5 milhões e já existem programas em andamento destinados à conservação da água. Entre eles: gestão da água, educação ambiental, capacitação, recuperação da cobertura vegetal, vigilância e monitoramento e comunicação.
Através de legislação o Fonag obteve a delegação de elaboração do Plano Diretor de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos e a ratificação do compromisso de repasse em quatro anos de 2% do faturamento da Companhia de Água para o Fundo (a cada um dos próximos quatro anos será aumentada a contribuição em 0,25% até alcançar os 2%).
O modelo adotado já está sendo replicado em outras bacias hidrográficas do Equador e servindo de modelos para iniciativas semelhantes na Colômbia e no Peru.
Mais informações: www.fonag.org.ec/portal./  Revista Digital Agua Online


ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br