Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de outubro de 2011

SEMANA NACIONAL DE C & T 2011 - TEMA: MUDANÇA CLIMÁTICA E PREVENÇÃO DE ACIDENTES CLIMÁTICOS


                      (foto: oídio em abóbora - crédito Wagner Bettiol)

Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011
Mudança climática e prevenção de desastres naturais serão os temas deste ano

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 vai estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias para enfrentar o desafio planetário das mudanças climáticas. As 9.458 atividades, promovidas por 643 instituições de ciência e tecnologia, serão realizadas em 430 cidades brasileiras, entre 17 e 23 de outubro.

Estão previstas várias atividades pelas Unidades da Embrapa pelo Brasil. Os temas desse ano são mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos.

Pesquisadores e analistas da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Informática Agropecuária (Campinas, SP) e Monitoramento por Satélite (Campinas, SP) irão conversar diretamente com alunos da Escola Municipal Oscarlina Pires Turatto, em Jaguariúna, em 18 de outubro de 2011.

Serão apresentadas aos estudantes do 2º, 3º, 4º e 5º períodos pesquisas da Embrapa que buscam adaptar culturas importantes para o Brasil como a soja, o feijão, o café, o milho e a cana-de-açúcar, que podem ter sua produção reduzida por causa da falta de chuva e das temperaturas elevadas, para terem mais tolerância à seca e ao calor, por exemplo.

Outro assunto abordado será o banco de sementes - guarda sementes que existem hoje para garantir seu uso no futuro. Caso uma cultura seja destruída por causa de queimadas, guerras, catástrofes naturais como terremotos e enchentes, ainda existirão sementes para plantio, garantindo o futuro das próximas gerações.

Armazenadas corretamente e em temperaturas baixas, as sementes podem permanecer com qualidade de germinação por cerca de 100 anos.

O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, mais conhecido como iLPF, é um sistema de produção em que espécies arbóreas (como pinus, eucalipto ou acácia, por
exemplo), culturas anuais (como soja, milho, algodão, arroz ou feijão) e pastagens são cultivadas em uma mesma área simultaneamente com a presença do gado.

Pesquisas sobre doenças que atacam mais em tempo seco, como o oídio tambem serão apresentadas.

Outra ferramenta importante disponibilizada pela Embrapa aos agricultores é o sistema Agritempo - um sistema web, disponível para livre acesso na Internet, que oferece informações sobre as condições do tempo e do clima em todo território nacional. Nele, você tem acesso a boletins agrometeorológicos regionais, mapas de
monitoramento e previsão do tempo para todos os estados brasileiros. Possibilita ainda ao agricultor conhecer os períodos mais indicados para fazer o plantio na sua propriedade. Isso evita que a safra seja prejudicada por eventos climáticos como: excesso de chuvas, seca e temperaturas muito altas ou muito baixas.


Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br