Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de outubro de 2011

SOS BACIA DO RIO URUGUAI - CRIAÇÃO DO FUNDO DE DESENVOLVIMENTO



Osmar Terra defende a criação do Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai

Conhecedor dos problemas sociais e econômicos das regiões Missões, Noroeste e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, o deputado federal Osmar Terra (PMDB/RS) deverá apresentar a proposta de Emenda Constitucional para o Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai. 

O parlamentar vai apresentar uma proposta de Emenda à Constituiçãoi e já reúne assinaturas de deputados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ele afirma:
- A criação de um fundo constitucional será uma solução capaz de ajudar a economia regional a superar sua fase de estagnação, uma vez que a coloca em condições de atrair empreendedores e ações que possam beneficiar o setor agropecuário ao longo de toda a cadeia produtiva, que, revitalizada e modernizada, torna-se mais competitiva. 

Um fundo voltado para os municípios da bacia do rio Uruguai pode revitalizar a economia regional, elevar a qualidade de vida dos seus habitantes e reverter a tendência de esvaziamento demográfico. 

De acordo com os resultados preliminares do Censo de 2010 realizado pelo IBGE, o Rio Grande do Sul possui 10.695.532 habitantes. 

Em 2000, éramos 10.187.798 – o que aponta um crescimento de 4,97%, enquanto a região noroeste do Estado viu decrescer a sua população:
- Fala-se muito que a zona Sul é pobre e problemática. Esquecem que a bacia do Rio Uruguai, especialmente a região Noroeste, diminuiu sua população, pois os mais jovens foram para outras regiões em busca de trabalho. A Bacia do Uruguai precisa muito de um amparo, que só o fundo constitucional poderá dar.

A considerar o crescimento da população do Rio Grande do Sul em relação ao crescimento populacional dos 67 municípios da fronteira noroeste – Grande Santa Rosa, Celeiro e Missões -, para o período de 1991-2010, houve um esvaziamento relativo de 153.907 habitantes. Dos 67 municípios considerados, 31 têm menos de 5 mil habitantes. 

Terra prossegue:
- A economia da região noroeste do Rio Grande do Sul é baseada na agropecuária, sujeita às oscilações regionais e nacionais do setor. Durante as últimas décadas, sem contar com um programa governamental de incentivos e investimentos, perdeu mão-de-obra e empobreceu a olhos vistos. 

Terra confia em que a proposta siga adiante:
- Já tenho apoio de diversos deputados e em breve alcançaremos as 171 assinaturas mínimas exigidas pelo regimento interno da Câmara para que o assunto seja levado adiante.

Por Paulo Burd



LEIA MAIS - BACIA DO RIO URUGUAI


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br