Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de outubro de 2011

SOS RIO NEGRO (AM) - VAZAMENTO DE ÓLEO ESTÁ SENDO ANALISADO


Mancha no Rio Negro, em foto tirada em 18 de outubro (Foto: Chico Batata/Agecom)

Ipaam diz que notificará hotel após 



possível vazamento no Rio Negro


Mancha foi fotografada perto do hotel Tropical Manaus.
Tropical diz que hangar próximo ao rio não pertence ao resort.


O Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) informou nesta sexta-feira (21) que notificará o hotel Tropical Manaus como parte da apuração de um possível vazamento de óleo no Rio Negro.
Uma foto tirada na terça-feira (18) registra uma mancha no rio nas proximidades do hotel (veja acima). A equipe de reportagem do G1 mostrou a foto para o Ipaam e, na tarde de quinta-feira (20), uma equipe de analistas do órgão ambiental percorreu a calha do Rio Negro em uma embarcação. O trajeto foi formado pela área do Tropical Manaus, Porto da Itacal, orla da Ponta Negra, condomínio Jardim das Américas e Área Militar do Exército Brasileiro.
Após a vistoria, técnicos do Ipaam levantaram a hipótese de vazamento de resíduos de óleo provenientes do abastecimento de aeronaves em um hangar existente no trecho fiscalizado.
O Ipaam disse que a notificação a ser entregue ao hotel Tropical é para que um representante se apresente no Instituto, no prazo de 20 dias, com documentos que comprovem a anuência do órgão responsável pela instalação e manutenção do hangar no local fiscalizado.
O hotel também será notificado a não realizar nenhuma manutenção, troca de óleo ou abastecimento de aeronaves no hangar enquanto prosseguem as análises quanto à procedência da mancha de óleo.
A ação de vistoria na quinta aconteceu por volta das 16h30, ocasião em que o vento sobre a água era muito forte, o que associado à velocidade das águas pode ter contribuído para dispersar o óleo registrado na foto. Diante disso, o Ipam diz que pretende fazer uma vistoria pormenorizada e pontual na área do hangar para atribuir responsabilidades.
O que diz o hotel
Neste sábado (22), o hotel Tropical informou que o hangar não pertence ao resort e que também ainda não foi notificado pelo Ipaam, e desconhece o vazamento de óleo que causou a mancha no Rio Negro.
O que diz o CMAO Comando Militar da Amazônia (CMA) informou por meio de nota que o vazamento de óleo não foi originado pela Organização Militar do Exército (OME) ou pelo Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA).
Segundo a nota, na ocorrência de um acidente ambiental de tal natureza, provocado por uma OME, serão acionados o Corpo de Bombeiros do Estado e a Petrobrás para auxiliarem na contenção do vazamento e na despoluição das águas. Segundo o CMA, a unidade militar apresentada na foto está finalizando um projeto para posterior instalação de cercamento do porto com bóias de contenção.
Na análise do Comando Militar da Amazônia, a fotografia mostra que a mancha não se restringe ao complexo portuário do CECMA e que é possível verificar que a área afetada se estende para leste, onde se encontram vários portos e embarcações de empresas ligadas à atividade de transporte fluvial.
Crime ambiental
As penalidades para crimes ambientais dessa natureza são aplicação de multas e termos de embargos, baseados na Lei de Crimes Ambientas e no decreto federal 6.514/08. As multas podem variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, conforme a gravidade, dimensão e/ou reincidência do sinistro, bem como as medidas imediatas tomadas pelo infrator para estancar e minimizar os danos ambientais.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br