Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de outubro de 2011

SOS RIO PITIMBU - PRINCIPAL FONTE DE ABASTECIMENTO DE NATAL (RN) POLUÍDO COM ESGOTO SEM TRATAMENTO


POLUIÇÃO - Volume dos dejetos é tão grande que parece um riacho (Foto: Jornal Tribuna do Norte)

URGENTE - Efluentes no rio Pitimbu - Natal: caso de saúde pública

Rio Pitimbu – É o principal manancial superficial de abastecimento das zonas Sul, Leste e Oeste de Natal, contribuindo para a manutenção do reservatório natural da lagoa do Jiqui, de onde é retirada cerca de 25% da água utilizada pela população. As agressões ao Pitimbu vêm aumentando nos últimos anos, com o despejo indiscriminado de esgotos e dejetos, assim como de lixo, e com o desmatamento e retirada de materiais de suas margens. Outra potencial ameaça são as obras de construção civil nas proximidades, responsáveis pelo assoreamento do Pitimbu (CARTILHA MINEIRO.PT)


Jorge Rios ALTERNEX - HIDROLOGIA FACET/RJ

 Prezado Lucio Flavio 
     Pelo seu relato a situacao é GRAVE tanto mais que o responsável é o poder publico o qual , para variar, esta a dar UM TIRO NO PÉ, pois é MUITO MAIS BARATO E SALUTAR CONSERVAR OS RECURSOS HIDRICOS do que tratar da agua poluida e da saúde da populacao doente .... mas politico so faz politicagem barata  ...

 ....  Depois se faltar agua ou acontecer uma epidemia na cidade os politiqueiros de plantão vao culpar a população e a poluição e gastar mais dinheiro do que o necessário ... e o povo vai pagar triplicado ....


 Na minha OPINIAO a situação é URGENTE E GRAVE,  ate porque vc. relata ainda a ocupação da bacia a montante da captação.

Portanto, por se tratar de saúde pública,  vcs. deveriam encaminhar uma DENUNCIA ao MPF [ Ministério Público Federal ] em Natal e outra ao MPE [Min. Publ. Estadual ] de preferência com fotos , dados etc...   se houver risco de ameacas facam uma denúncia anonima .....

Sds. FLU-viais;  

Prof. Jorge Rios = Perito Concursado em Eng. de Rec. Hidricos e Sanitária do MPU www.profrios.kit.net 

P.S. - Mantenha-nos informado.

A DENÚNCIA


ABRH-Gestão: Efluentes no rio Pitimbu - Natal: caso de saúde pública

Prezados Colegas da ABRH Gestão,



Acredito que esta lista é um espaço democrático para expor opiniões e
dividir inquietações com outros colegas da área. Nesse sentido, passo a
relatar um fato ocorrido na ultima quinta feira, dia 6 de outubro de 2011.


Naquela tarde me juntei a outros membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Pitimbu, com o objetivo de realizar uma vistoria num local (coordenadas 5°52’51,7”S; 35°15’43,91”W) onde havia sido informada a ocorrência de ações irregulares de contaminação da referido curso d’água.

Vale ressaltar que o rio Pitimbu é a principal fonte de abastecimento
domiciliar da cidade de Natal. Ao longo dos anos, a bacia tem sido alvo de
ocupação sem controle, mesmo em áreas próximas da calha, com a conivência dos órgãos de controle ambiental. Isso tem acarretado em sérios problemas ambientais e tem-se refletido na quantidade e qualidade da água.


Voltando ao ocorrido naquela tarde, constatamos o lançamento de esgoto in natura diretamente na calha do rio, numa vazão estimada de 5,5 L/s. O efluente  era proveniente de um Presídio, cuja fossa séptica desde há algum tempo se encontra inadequada para a demanda local. 


Não se sabe ao certo, mas se essa situação persistir, todo o sistema será afetado e isso se refletirá na qualidade da água usada para abastecimento.



O ponto de captação da água está situado aproximadamente sete quilômetros a jusante do ponto de lançamento, o que parece tem propiciado certa autodepuração dos efluentes.


No entanto, não se sabe até quando isso poderá ocorrer. Recorro a essa
lista para expor essa situação, uma vez que, no meu entendimento, ela
representa risco para a saúde da população que vive nesta cidade.

Lucio Flavio Ferreira Moreira, Dr.
PPgES/UFRN

Enviado pelo colaborador Prof. Dr. Jorge Paes Rios - Hidrologista CEFET/RJ


=============================

SAIBA MAIS

A degradação do Rio Pitimbu
e suas conseqüências sócio-ambientais

Rio Pitimbu assoreado - Foto Emater RN



O Pitimbu tem grande importância no abastecimento da “Cidade do Sol”, pois 30% da água consumida em Natal é captada diretamente da Lagoa do Jiqui. Além disso, a água proveniente do rio é utilizada para diluir a água retirada do lençol freático, que é responsável por 70% do abastecimento de Natal.

Essa diluição ocorre porque o Sistema Aqüífero encontra-se contaminado por um alto índice de nitrato. Esse nitrato é altamente prejudicial à saúde humana e é impossível de ser 

retirado da água. LEIA MAIS


PROBLEMA VEM DE LONGE...

Cadeia Pública despeja esgoto no rio Pitimbu




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Olha , até sou solidário aos cidadãos que prejudicados são e também reprovo a atitude de descaso É muito serio e fere nosso raciocínio eu penso que a unica esperança e a conscientização dos escolares e da sociedade no comercio pois os donos de lojas e proprietários de bens tem maior interesse na valorização de seu investimento . Quanto a Políticos , sejam de onde for , Prometam o que quer que seja , é mentira pois a este rosário o fazem bem . Acredito na força da Internet e na capacidade de entendimento dos Internautas . Parabéns aos Blogs envolvidos neste informativo de grande valor aos que abraçam a causa da Restauração da Natureza . Ferandrade .

    ResponderExcluir
  2. Estão retirando a proteção das margens do rio pitimbu proximo da br 101 com a rua aurino vilar por tras do condominio floral

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br