Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de outubro de 2011

VII SEMANA NACIONAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES 2011, EM BRASÍLIA

A 1a. Semana Nac. de Redução de Desastres aconteceu

no Brasil em 2005



Defesa Civil promove Semana Nacional de Redução de Desastres partir desta 2ª feira

07/10/2011  - Portal Brasil
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, promove,de 10 a 15 de outubro, a VII Semana Nacional de Redução de Desastres. O objetivo do evento, que será realizado na sede do ministério, em Brasília, é propiciar uma reflexão sobre o avanço da temática da prevenção no Brasil.
Uma série de atividades serão realizadas durante toda a semana, buscando reforçar a atual proposta da Defesa Civil – como órgão focado na prevenção e preparação de desastres.
Entre as ações programadas estão: lançamento da Campanha Construindo Cidades Resilientes e do Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil; realização de Seminário Interno para servidores; Whorkshop e Simulados de Preparação para Desastres.
Confira a programação completa da semana aqui.
“A cada dia aumenta a evidência de que ações em parcerias são essenciais para o alcancede objetivos comuns. Diante dessa constatação, aproveitamos este momento de diálogo aberto para mobilizar as comunidades, instituições e entidades no sentido de transformar o tema “Defesa Civil" em algo presente no dia a dia de cada cidadão”, explica o secretarionacional de Defesa Civil, Humberto Viana.
“Todos estão convidados para mobilizar seus grupos sociais e realizar ações comemorativas durante este período”, acrescenta.
Senso de percepção de risco
Instituída pelo Decreto de 26 de setembro de 2005, a Semana Nacional de Redução deDesastres, comemorada sempre na primeira quinzena de outubro, é destinada a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, mediante a mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparativa – principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.
Cabe ao Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, coordenar as comemorações.
PROGRAMAÇÃO DE 2011


Programação
10/10 - Apresentação das Publicações da EIRD em português: A tradução de duas publicações da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD/ONU), que estão disponíveis no site da campanha, auxiliarão no processo de capacitação, na difusão do conhecimento sobre riscos e serão, principalmente, uma significativa contribuição da SEDEC ao Sistema Nacional de Defesa Civil, tendo em vista a carência de publicações em português. Outras publicações estão em processo de tradução e serão disponibilizadas em breve.
10/10 - Lançamento Oficial do Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil para 2.000 agentes de defesa civil e agentes comunitários de saúde na modalidade de ensino a distância.
11/10 - Lançamento da Campanha Construindo Cidades Resilientes, da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU). Iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) tem como objetivo convencer gestores públicos locais a cumprirem uma lista de 10 passos essenciais para construir cidades resilientes.
11/10 - Realização do Seminário Interno para servidores da Sedec.
11 e 12/10 - Realização de Capacitação em Emergências para Radioamadores - CAER no município de Teresópolis/RJ, com palestras para os integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e para os radioamadores visando à implantação da RENER no município.
13/10 - Realização do Workshop Interno da Campanha Construindo Cidades Resilientes, que formará 10 (dez) servidores da Sedec para serem agentes promotores da campanha e auxiliar no convencimento dos gestores municipais a cumprirem uma lista de 10 passos essenciais para construir cidades resilientes.
15/10 - Realização de simulados de preparação para desastres nas cidades de Petrópolis e Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, fortemente afetadas por desastres no início deste ano.

Fonte: PORTAL BRASIL



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br