Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de novembro de 2011

AS MELHORES CIDADES EM SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL - SANTOS (SP) LIDERA

Santos - SP, a primeira no ranking de saneamento do país

Santos é a primeira cidade do País em saneamento básico

De A Tribuna On-line
Santos lidera o ranking de cidades brasileiras com maior cobertura de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, segundo avaliação do Instituto Trata Brasil nos 81 maiores municípios com mais de 300 mil habitantes. Divulgado recentemente, o levantamento tem base no SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), do Ministério das Cidades, de 2009.

Sede da SABESP,junto a usina de tratamento de esgotos,na Praça Washington,Bairro do José Menino,Santos/SP - (Foto: J. Carlos de Carvalho - Panorâmio Photos)


De acordo com os dados, Santos possui 100% de abastecimento de água, índice de atendimento de coleta de esgoto de 99% e perda de água de 14% (a terceira melhor média do país). Outro indicador positivo é a manutenção de Santos entre as dez melhores cidades em saneamento na comparação com 2007 e 2008. 

Para o ranking, são considerados população total atendida com água tratada e com rede de esgoto, tratamento do esgoto por água consumida, índice total de perda de água tratada e tarifa média praticada, além de investimentos. Os dados são fornecidos pelas empresas operadoras de saneamento das cidades, no caso de Santos, a Sabesp. A população santista à época da pesquisa era de 417.098 mil, segundo o IBGE. 

Para cada indicador o estudo estabelece um ranking de evolução e a combinação destes dados classifica a cidade no geral. “Em coleta e tratamento de esgotos é adotado peso 2, por serem os indicadores que geram os maiores impactos negativos, tanto sociais quanto ambientais. Como o mesmo critério é adotado todos os anos pode-se comparar os avanços e retrocessos de cada cidade no tempo”, explica Edison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil. 


Uberlândia (MG) é a segunda cidade em saneamento básico

Em segundo lugar ficou Uberlândia (MG), seguida por Franca (SP), Jundiaí (SP) e Curitiba (PR). O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa à mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País. 

Entre os apoiadores da instituição estão entidades como Fundação Getúlio Vargas, Pastoral da Criança, Agência Nacional de Águas, Associação Brasileira de Municípios e Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais. 


Ranking das 10 melhores cidades

 1.Santos - SP
 2.Uberlândia - MG
 3.Franca - SP
 4.Jundiaí - SP
 5.Curitiba - PR
 6.Ribeirão Preto - SP
 7.Maringá - PR
 8.Sorocaba - SP
 9.Niterói - RJ
 10.Londrina - PR



Fonte: A TRIBUNA


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br