Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2011

BAIXO NÍVEL DO RIO DOS SINOS PROVOCA MORTANDADE DE PEIXES

Os primeiros efeitos do baixo nível do Rio dos Sinos começaram a aparecer nesta quarta-feira, dia 24. Dezenas de peixes foram encontrados mortos nas proximidades da ponte da BR 116, em São Leopoldo.

FOTOS: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org

São Leopoldo: Morte de peixes no Sinos alerta para baixo nível da água

Quantidade de oxigênio na água medida pelo Ministério Público Estadual chegou a 1,12 miligramas por litro nesta quarta-feira. .

   .


Segundo o biólogo Jackson Müller, assessor de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE), a quantidade não é expressiva, mas serve de alerta para a adoção de medidas de prevenção a novas mortandades caso não chova na região.

Medição feita na água pelo MPE apontou 1,12 miligramas de oxigênio por litro. “Com menos de 2 mg/l é muito difícil sustentar toda a biodiversidade do manancial”, salienta Müller. A desoxigenação é fruto da escassez de chuva, associada à poluição.

A vazão do rio diminui e a água praticamente não se movimenta. Com isso, a temperatura aumenta, a concentração de efluentes químicos e domésticos é potencializada e a capacidade de autodepuração reduzida. Uma chuva de 10 milímetros, na terça-feira, lavou arroios contribuintes e agravou a situação.

Jackson Müller aponta a coleta de água para irrigação de lavouras de arroz e o esgoto não tratado como principais causas para o problema. “Se fala em água para os arrozeiros, água para o abastecimento doméstico, e a água para os peixes?”, reclama o biólogo. A promotoria especializada das bacias do Sinos e Gravataí analisará o material coletado para decidir se abre investigação. “Precisamos saber se entrou algum produto estranho ao rio”, explica o promotor Daniel Martins. O resultado da análise deve sair em uma semana.

Na terça-feira, 22, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo registrou o menor nível na base de captação bruta para o final de novembro em sete anos: 2,32 metros. Na quarta-feira, 24, esse número subiu para 2,37. Só a população hamburguense aumenta de 15% a 20% o consumo no verão, que é justamente o período do reprodução dos peixes, o defeso. “Todos os anos enfrentamos esse problema”, lembra Tabajara Maciel, inspetor da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil.

Prevenção 

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam divulgou nota determinando a redução de 30% dos efluentes industriais estabelecidos nas Licenças de Operação, conforme a portaria 087/2006.

O documento prevê a redução sempre que a vazão estiver abaixo dos 50 metros cúbicos por segundo. Medição da Fepam apontou 16,2 m³/s. Empresas do Vale do Sinos estão sendo notificadas.

Já o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Pró-Sinos avalia medidas de prevenção. Conforme o diretor-executivo, Julio Dorneles, a alternativa mais viável é a diminuição da coleta de água pelos arrozeiros. No início de novembro, acordo entre o setor e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Comitesinos determinou a suspensão da coleta em situações de risco.

Outra opção seria sugerir à Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE que aumente a transposição de água do Rio Caí ao Sinos – a vazão pode variar entre 2 e 12 metros cúbicos por segundo. “Poderíamos pedir à CEEE que trabalhe no limite durante o período mais crítico”, antecipa Dorneles. “Estamos estudando essas hipóteses há dias. Já alertávamos para a possibilidade da morte de peixes.”

Sobre o esgoto dos municípios da bacia hidrográfica, que tem índice de tratamento entre 3% e 15%, em média, o diretor-executivo do Pró-Sinos diz que R$ 800 milhões em recursos do governo federal estão sendo aplicados em obras para chegar aos 100% até 2017. “Em São Leopoldo, temos 50%, mas em outros municípios ainda é zero”, pondera. Considerando o tratamento primário, feito nas residências, o número chega hoje a 80%.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br