Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de novembro de 2011

CACHOEIRA DA CHAVE, EM VOTORANTIM (SP) É IMPRÓPRIA PARA BANHO

Banho na cachoeira poluída em Votorantim (SP) pode ser prejudicial à saúde

12/11/2011 | VOTORANTIM

Água da cachoeira da Chave é imprópria para banho, diz laudo

Prefeitura instala placa para alertar sobre proibição a banhistas
Leila Gapy      leila.gapy@jcruzeiro.com.br

A água da cachoeira da Chave, em Votorantim, está inapropriada para o banho devido a má qualidade e presença de sanguessugas constatadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) local. A análise foi realizada a pedido da Vigilância Sanitária (Visa) votorantinense, depois que muitos banhistas constataram a presença dos vermes na água, resultado do clima quente e de matéria orgânica encontrada no local. A Visa prosseguirá com as análises pelos próximos meses.

Os banhistas que comumente aproveitam o verão para brincar na cachoeira da Chave, perderam o espaço. A Prefeitura de Votorantim já instalou ontem uma placa informativa para alertar sobre a proibição do banho naquele espaço. Isso porque, o resultado da análise da água apontou que a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) apresentava, em alguns dias do mês de outubro, valores fora dos padrões normais indicados pela resolução pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que regula a classificação química da água. Segundo o Saae, a DBO apontou índices de materiais poluentes acima do recomendável para o contato primário.

Segundo o chefe de controle de qualidade do Saae, Paulo Roberto Madazio, o calor constatado nas últimas semanas aumentou a temperatura da água e potencializou o aparecimento de sanguessugas no local. De acordo com ele, o verme, que se alimenta de sangue, também se prolifera em locais com materiais orgânicos, como o esgoto doméstico. "Já sabemos que da nossa parte, não há despejo irregular, pois, um pouco acima da queda-d"água há a Estação de Tratamento de Esgoto do Votocel. Como os sanguessugas são comuns no verão, vamos monitorar a água pelos próximos meses. A expectativa é que a qualidade seja normalizada naturalmente. A baixa vazão, do período seco, potencializa essa situação. Mas com o período chuvoso, tudo deve melhorar", detalhou ele.

A intenção da municipalidade é monitorar a qualidade da água nos próximos meses. Caso no início do próximo ano, a água não esteja com a qualidade normalizada, a Prefeitura fará inspeção mais detalhada nas margem do rio. "Essa água vem lá da represa, de Ibiúna. Caso essa situação prossiga a mesma de hoje, vamos ter que descobrir onde está o problema e se não há despejo irregular de esgoto", disse Madazio. Ontem também o prefeito Carlos Augusto Pivetta, disse que não há relação da situação da cachoeira com a questão da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) ter aplicado advertência à Fábrica Alpina por despejar um material com Ph alto na ETE da Votocel, no mês passado. "Trata-se de uma ETE, nós estamos tratando, então não há relação quanto a isso", falou.

A sanguessuga alimenta-se de sangue de outros animais, mas muitas espécies também podem se alimentar de outros vermes, caramujos, larvas de insetos e matéria orgânica. Fonte: Portal Cruzeiro do Sul


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br