Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de novembro de 2011

CIDADE DE ARAPIRACA (AL), SEGUNDO A REVISTA VEJA, TEM O PIOR ÍNDICE DE SANEAMENTO ENTRE 106 PESQUISADAS

Arapiraca, segunda maior cidade de Alagos  e 

atende apenas 19% do esgoto dos domicilios


Arapiraca (AL) é um grande esgoto a céu aberto, 

destaca a revista Veja

Publicado por Redação em 01/11/2011
A revista Veja de grande circulação nacional destacou em sua edição da ultima segunda-feira, 31, matéria especial relacionada à violência e a falta de saneamento básico das principais cidades brasileiras. A cidade de Arapiraca que já foi classificada pela revista como uma das “metrópoles do futuro” acabou aparecendo nas duas piores estatísticas do Brasil.
Segundo a revista, Arapiraca é a segunda maior cidade de Alagoas, e só possui hoje 19% de seus domicílios atendidos pela rede de esgoto, o município apresentou o pior índice entre 106 cidades pesquisadas pela revista.
Outro levantamento mostra que Arapiraca convive com a proliferação de doenças decorrentes de esgotos despejados em riachos ou em quintais de casas, sua taxa anual de internações por diarréia é de 158 por 100 mil pessoas, quatro vezes mais que a cidade de Americana em São Paulo.
Com a falta de investimentos em estrutura nessas áreas ao longo dos anos, prejudicou o crescimento do saneamento da cidade, a água encanada só chegou a uma grande parte da sociedade na década de 80 e nos dias atuais não atende mais que um terço da população, que hoje chega a mais de 250 mil pessoas.
Levantamentos apontam que o município teve o primeiro cano para coletar esgoto na década de 90, para tirar o atraso de um século em relação à cidade de Americana que hoje possui 99% de saneamento, Arapiraca precisaria injetar cerca de 250 milhões em saneamento. Algo impossível, visto que o orçamento anual não passa dos 360 milhões de reais.
A prefeitura já investiu cerca de 17 milhões de reais, embora a quantia seja modesta, foi possível dobrar o alcance do sistema de esgoto.
Segundo a pesquisa, Arapiraca aparece com 19,4%, Marabá (PA), 34,4%, Aparecida de Goiânia(GO), 36,8%, Santarém (PA), 40,7% e Jaboatão dos Guararapes (PE) com 47,2%.
Violência
Outro assunto polêmico e difícil de não ganhar destaque em rede nacional, são os casos de violência registrados em Arapiraca, segundo levantamentos realizados em termo proporcionais, o município hoje detém o 3º lugar no ranking de homicídios do país.
Arapiraca só perde hoje com 107,5 homicídios por 100 Mil habitantes para Marabá com 125(PA) e Itabuna na Bahia com 113,8.
Os números são assustadores e a cada dia que passa aumenta mais, a Policia Civil e Militar sofre com a falta de contingente e até com a falta de viaturas para atender as principais ocorrências da cidade, delegacias relacionadas ao narcotráfico foram criadas e até delegados nomeados, mas sem efetivo nunca funcionaram, a maioria dos crimes estão relacionadas ao trafico de drogas e quadrilhas especializadas em roubos de carros e cargas, além de motocicletas.
O investimento no município é muito pequeno para sua magnitude hoje dentro do estado, e a população sofre com a ausência do Estado. Fonte: O JORNALWEB
Oops Internet, com Veja


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br