Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de novembro de 2011

DOCUMENTO BASE DA MESA DE TRABALHO DOS JOVENS NA ID7 - COLÔMBIA



Os compromissos da futura geração com as águas

Como forma de participação marcante no 7º Diálogo Interamericano sobre a Gestão das Águas (D7), a Mesa de trabalho dos Jovens reconhece a água como um bem comum essencial para a vida em todas as suas formas, portanto, todo o compromisso que derive em ações que tendam ao cuidado desta permite a preservação da própria vida. Com base nestas premissas, concordamos com o expressado no “Documento Base”:

“Todos os homens do planeta estamos obrigados a ajustar nossas atividades aos limites e capacidade auto-reguladora da natureza. Cada geração tem uma obrigação e deve assumir um compromisso em relação com a água que haverão de beber, usar e desfrutar as gerações vindouras.”

Adicionalmente, os jovens ressaltamos a necessidade de considerar a água não só para o usufruto da humanidade, mas também para o desenvolvimento atual e futuro de todos os seres vivos.

Tendo em conta que os jovens da geração atual influímos e influiremos nas decisões que direcionem a gestão da água e buscando que cada indivíduo se aproprie do expressado nos compromissos e os incorpore em sua vida cotidiana para gerar uma transformação sociocultural; estabelecemos os seguintes compromissos de forma pessoal:

1. Eu me comprometo a trabalhar pela transformação da Cultura atual da água, em busca do desenvolvimento de uma concepção não mercantilista, nem antropocêntrica desta, que reconheça sua importância como dádiva e direito fundamental para a vida em todas as suas manifestações.

2. Eu me comprometo a fomentar a cultura sobre o cuidado da água, promovendo seu uso eficiente, realizando todas as ações que estejam a meu alcance como: ser um (a) consumidor(a) responsável; reduzir os níveis de contaminação que possa gerar e participar de ações que promovam o cuidado, sustentabilidade e melhoria da água e seus ecossistemas associados.

3. Eu me comprometo a fomentar a cultura da água, desde uma perspectiva educativa lúdica e participativa para todas as pessoas; através de atividades que dêem a conhecer a realidade atual da água, divulgando informação pontual, assertiva e funcional; com o objetivo de que cada ser humano possa ajudar à conservação de sua qualidade.

4.Eu me comprometo a ser observador e ator crucial desta mudança, conhecendo, questionando, construindo e fazendo cumprir a normatividade e política vigentes no concernente à água; propiciando o estabelecimento de normas que permitam o manejo sustentável e sejam atualizadas conforme o avanço do conhecimento científico, tendo em conta que se a vida é água, as políticas que regem seu uso assim devem proclamá-lo, como forma de respeito a ela.

5. Eu me comprometo a gerar um tecido social, cuja força auto-organizativa permita às comunidades solucionar seus problemas e gerir seus bens hídricos, através de diversos projetos apoiados pelas organizações principalmente locais, que valorizem nossas culturas, reconheçam a realidade particular de cada coletivo humano e atuem conforme estas particularidades, buscando sempre o fortalecimento da comunidade.

6. Eu me comprometo a pensar, construir e participar em espaços para o diálogo de saberes, onde se encontrem o conhecimento científico, ancestral e empírico, para realizar uma construção coletiva do mesmo, através do diálogo que permita conforme a realidade de cada comunidade (sem desconhecer sua relação com outras comunidades), a gestão integral da água e seus ecossistemas associados.

Fonte: AGUAONLINE


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br