Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de novembro de 2011

EM RIO CLARO (SP) ESGOTO CONTAMINA RIBEIRÃO CLARO

esgoto clandestino contamina águas do Ribeirão Claro
Esgoto contamina Ribeirão Claro


Rio Claro (SP)
Próximo ao Daae, na Cidade Nova, a partir do cruzamento da Avenida Ulysses Guimarães com a Avenida Nossa Senhora da Saúde em direção ao Horto Florestal, esgoto clandestino a céu aberto contamina as águas do Córrego Lavapés, que pouco metros adiante desemboca no Ribeirão Claro.

Este é o quadro de degradação ambiental - em pleno centro urbano - que tem sido omitido das versões oficiais sobre a divulgada limpeza do Ribeirão Claro.

A denúncia é feita por moradores da região surpresos com as afirmativas de que as águas do ribeirão que passa pelo Horto Florestal estariam limpas. Para conferir o problema, eles solicitaram vistoria do presidente da Câmara Municipal, Valdir Andreeta.

Ao conferir a situação no local, o vereador enfatizou: “O Lavapés, este córrego aqui, virou puro esgoto e lixo, com o agravante de que logo ali diante ele desemboca no Ribeirão Claro; eis aqui, portanto, uma triste prova de que as águas do ribeirão não estão limpas tanto quanto dizem, nem poderiam estar, já que recebem esse volume de esgoto a cada minuto”. 

Para Valdir Andreeta, parece ironia que o problema esteja acontecendo a poucos metros do Daae. Segundo ele, a autarquia deveria providenciar esclarecimentos sobre eventual emissão de esgoto pela rede de água e solicitar providências para a Foz Rio Claro. “O problema existe, é hora de localizar responsabilidades e tomar providências, empurrar com a barriga é que não se pode aceitar”, destaca.

Moradores da vizinhança, Antonio e Otávio Barsotti explicam que o local é servido por emissário de esgoto regular e em operação. Para eles, os efluentes no Lavapés deveriam estar canalizados para o emissário. “Por não estar ocorrendo assim, é óbvio que este despejo é irregular”, acentua Antonio.

O trecho que da Avenida Nossa Senhora da Saúde conduz o Lavapés a desembocar no Ribeirão Claro tem obras de canalização paralisadas. Além de uma parte com galerias, mais de duzentos metros seguem em canalização aberta. Obra com mais de vinte anos, por falta de manutenção, o gabião encontra-se parcialmente desmoronado.

“O gabião é assim, quando começa a desmorar é que nem dominó, vai caindo na sequência e não para mais, por isso, se deixar para resolver depois, vai ficar muito mais caro, o correto é resolver o assunto agora”, calcula o presidente da Câmara Municipal.Fonte: http://www.canalrioclaro.com.br/?pg=noticia&id=5328



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. e a foz do brasil ñ vai fazer nada pra ajudar a salvar o corrego da servidao!!!!!paulo rio claro-sp

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br