Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de novembro de 2011

EM VOLTA REDONDA (RJ) O MUTIRÃO DE LIMPEZA DO RIO BRANDÃO, AFLUENTE DO PARAÍBA DO SUL



Limpando: Equipe de serviços públicos fez o trabalho de limpeza e conservação no Rio Brandão

Mutirão ambiental é realizado no Rio Brandão
Publicado em 29/11/2011


Volta Redonda

Um mutirão ambiental foi realizado hoje (29), como parte do Projeto Piloto Brandão, da Comissão Ambiental Sul. A iniciativa aconteceu em conjunto com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Colégio Estadual Rondônia, a UFF (Universidade Federal Fluminense), o ICT (Instituto de Cultura Técnica) e o Colégio Estadual Barão do Rio Bonito, em Barra do Piraí.


Uma equipe de serviços públicos realizou o trabalho de limpeza e conservação no Rio Brandão - um dos afluentes do Rio Paraíba do Sul -, entre a Vila Santa Cecília e o bairro Sessenta. Depois, na segunda etapa, estudantes e técnicos fizeram a coleta de análise da água do córrego, para identificar o nível de agressão ao rio e conscientizar a população.


Foram coletadas amostras em pontos estratégicos, como na nascente do Rio Brandão, entrada e saída do Lixão e na entrada da CSN (na altura dos Correios), entre outros.
- Fomos fazer a segunda etapa do trabalho para avaliação da saúde do Rio Brandão, o foco principal é o Rio Paraíba do Sul, e vimos que tratando o afluente bem mandamos uma água melhor para o Rio Paraíba do Sul. 


Caminhamos em pontos estratégicos e fizemos a coleta, compararemos com o primeiro trabalho feito em setembro. Vamos medir o oxigênio dissolvido e a turbidez - disse o representante do Sindicato dos Engenheiros, João Thomaz.
A radiografia vai ser apresentada em 6 de dezembro, às 9h15, na Cúria Diocesana.


Já a Secretaria Municipal de Serviços Públicos está executando a limpeza das margens do rio e de seu leito.
- São sete caminhões trabalhando, a limpeza e a conservação serão feitas em cerca de dez dias, dependendo do tempo. Estudantes estão plantando árvores onde é possível - falou o secretário municipal de Serviços Públicos, Nelson Gonçalves.


Segundo ele, o objetivo é ajudar na vigilância em relação ao Rio Brandão, prevenção à dengue e manter o rio limpo, onde frequentemente são encontrados lixos e aparelhos eletrônicos, como TV e computadores.


- O estudo vai mostrar parâmetros muito importantes, por exemplo, o rio passa pelo Lixão, fazendas, e quando passa por dentro da Cicuta ele sai com outro aspecto. O maior filtro de purificação é a Cicuta. Já quando o rio volta a passar pela cidade é novamente agredido - explicou o secretário do MEP (Movimento Ética na Política) e integrante da Comissão Ambiental Sul, José Maria da Silva, o Zezinho.
 
Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,49610,Mutirao-ambiental-e-realizado-no-Rio-Brandao.html#ixzz1fEFyye2z - FACEBOOK DE 
José Maria da Silva

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br