Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de novembro de 2011

LOBBIE PARA ALTERAR O CÓDIGO FLORESTAL E PERMITIR A CRIAÇÃO DE PEIXES E CRUSTÁCEOS EM APPs

Fazenda de carcinicultura, sendo grande parte delas em APPs, irregularmente. (foto: Greenpeace)

Criticado, Código Florestal vai a plenário na terça-feira

25 de novembro de 2011

MARTA SALOMON / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
Produtores de camarão e de cacau lideraram os lobbies na última etapa de análise da reforma do Código Florestal antes da votação das regras de proteção do meio ambiente no plenário do Senado, prevista para terça-feira. O projeto poderá ser alterado para admitir a produção de peixes e crustáceos em Áreas de Preservação Permanente (APPs), assim como a produção de cacau.
Apesar de as reações ao texto aprovado pela comissão de Meio Ambiente do Senado parecerem pontuais, a última versão do Código Florestal ainda enfrenta críticas de ambientalistas e ruralistas. A sessão de ontem da comissão foi interrompida por protestos de ambientalistas.
Ruralistas também protestam contra a obrigação de recuperar parte das Áreas de Preservação Permanente, às margens de rios e nas encostas de morros.
Para o governo, no entanto, o texto está próximo de um acordo no Congresso e a salvo de futuros vetos da presidente Dilma Rousseff. Durante a campanha eleitoral, a então candidata havia se comprometido a vetar anistia aos desmatadores.
Após quase oito horas de debate, ontem, restaram duas propostas de mudanças que serão analisadas na semana que vem, no plenário do Senado. A primeira delas tem como objetivo liberar a produção de peixes e crustáceos em manguezais e nos chamados apicuns, que voltaram a ser considerados APPs pelo Senado.
O lobby da produção de camarão quer enquadrar a atividade como de "interesse social". Produtores de cacau também querem a liberação da atividade em APPs, enquadrada na categoria de "baixo impacto". A versão da reforma aprovada pelo Senado permite atividades econômicas em APPs às margens de rios e encostas de morros, desde que as atividades sejam entendidas como de utilidade pública, interesse social e baixo impacto. Fonte: O ESTADÃO
SAIBA MAIS:

OS GRAVES IMPACTOS AMBIENTAIS DA CARNICICULTURA


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br