Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de novembro de 2011

PREFEITO DENIG BUSCA SOLUÇÕES PARA EVITAR ENCHENTES EM ATIBAIA (SP)

Enchente em Atibaia - Janeiro 2010


Denig pede participação da Sabesp na discussão das várzeas do Rio Atibaia 

Clique para ampliar ou ver outras fotos
“As barragens do sistema Cantareira atuam diretamente no Rio Atibaia. Graças a elas, durante muito tempo, a vazão do rio diminuiu, o que deu a falsa sensação de segurança aos governantes e à população da época. Isto contribuiu para que hoje, entre outros fatores, o rio esteja assoreado e as margens ocupadas, já que o volume de água que passa pelo leito é muito menor. Peço aqui, que a Sabesp seja uma empresa parceira da Prefeitura nas questões das enchentes, na manutenção do rio e até mesmo na implantação do parque linear”, disse o prefeito.

O prefeito de Atibaia, José Bernardo Denig, destacou a importância da participação da Sabesp no processo de recuperação da várzea do Rio Atibaia e nas questões das enchentes na cidade. Denig esteve com a presidente da Sabesp, Dilma Pena em audiência na Ares/PCJ (Agência Reguladora Regional de Saneamento). O encontro aconteceu na terça-feira (18).

Ainda na conversa, Denig destacou que os estudos elaborados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), feitos a partir de determinação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e intermédio do deputado estadual Beto Tricoli (PV), apontam que as obras e ações necessárias para minimizar os impactos das enchentes nas áreas de risco foram avaliadas em R$ 145 milhões.
“A participação da Sabesp neste processo é muito importante”, falou Denig.
Quanto à importância da implantação de medidas que possam solucionar ou minimizar os problemas das enchentes em Atibaia, Dilma Pena concorda com o prefeito. Ela considera necessária a implantação do parque linear da várzea do Rio Atibaia e falou ainda do processo de instalação do parque linear da várzea do Rio Tietê.
“Temos interesse em estar junto com a Prefeitura de Atibaia”, lembrou Dilma Pena ao assumir o compromisso de continuar as conversas sobre a várzea do Atibaia em reunião conjunta com o próprio DAEE e a secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, pasta que foi comandada por ela durante a gestão do ex-governador José Serra.
ARES/PCJNa reunião, Denig tratou de assuntos relacionados à Agência Reguladora Regional dos Serviços de Saneamento (ARES), do consórcio PCJ, entidade presidida pelo prefeito de Atibaia. Entre os objetivos principais da ARES está a regulação das tarifas.
A criação da agência reguladora atende à Lei do Saneamento (Lei nº11.445/07) que prevê que todas as cidades do país devem ter um plano de saneamento e indicar um ente para a regulação e fiscalização dos serviços de saneamento.

Além de Denig, o secretário executivo da Agência, Dalto Fávero Brochi, e Francisco Lahoz, da agência de Águas PCJ, além de Carlos Belani Gravina, do SAEE de Atibaia e do secretário-adjunto de Administração, Maurício Blendowski.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Atibaia 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br