Integrantes da Rede Mata Atlântica protestam contra as mudanças do Código Florestal no Senado Federal. Foto de Lisiane Becker
Integrantes da Rede Mata Atlântica protestam contra as mudanças do Código Florestal no Senado Federal. Foto de Lisiane Becker





Atualização!
“Vocês nunca viram uma galinha viva na vida, seus m…!” (Senador Aloysio Nunes Ferreira PSDB-SP)*
Sim, um Senador da República xingou nesse nível e assumiu em nota.
Claro, nós ecologistas estamos alienados a vida urbana, ao mundo da informática, no qual a natureza está desconectada de nossas vidas. Lógico, deve ser isso que esse tipo que tem um título de senador deve pensar.

A democracia representativa está fadada…precisamos de democracia real, mas uma democracia não alienada a meios de comunicação que não comunicam, a educação que ainda trata os estudantes como meros receptores de informações, etc e tal. Pensar numa democracia real como lutava a população da Espanha, mas que elege a extrema direita, também não dá. Temos caminho longo a trilhar, infelizmente…
*A frase foi dita durante sessão da Comissão de Meio Ambiente do Senado que votava emendas ao projeto do Código Florestal., especialmente aos integrantes da Rede Mata Atlântica. Estes foram retirados do local, o senador que xingou os mesmos não!
Relatório de "senador motosserra", Luiz henrique da Silveira (PMDB) contém inconstitucionalidades
RMA entrega Prêmio Motosserra ao Senador Luiz Henrique da Silveira
Os membros da coordenação e elos da Rede Mata Atlântica (RMA)  que tentaram participar da reunião da Comissão de Meio Ambiente do Senado, durante a votação do relatório sobre as alterações do Código Florestal Brasileiro, aproveitaram a ocasião para entregar o Prêmio Motosserra ao Senador Catarinense Luiz Henrique da Silveira.
Na carta a RMA afirma que:
Senador Luiz Henrique da Silveira, que quando governador do SC, promulgou lei de incentivo a degradação ambiental.
Senador Luiz Henrique da Silveira, que quando governador do SC, promulgou lei de incentivo a degradação ambiental.
“presente senador, ao relatar o processo de alteração do Código Florestal, não considerou os benefícios da Mata Atlântica e outras formações florestais, como biodiversidade, recursos hídricos, recursos florestais, entre outros serviços ecossistêmicos que podem garantir a qualidade de vida e desenvolvimento da sociedade brasileira. Assim como não considerou a realidade dos agricultores familiares que aliam a produção á proteção das suas florestas.”
O CEA esteve presente na reunião da RMA, bem como na manifestação através de Anderson Alexis. Segundo Anderson, a manifestação feita além de constranger os senadores, aflorou a face anti-ecológica de alguns, já que uma série de xingamentos proferaram. 
Além disso, tipos aparentando “capangas dos coronéis” queriam a todo custo expulsá-los, mas do outro lado estava um batalhão de fotógrafos e cinegrafistas. Eles tiveram que ficar paradinhos como cães adestrados. No entanto, foram conduzidos “por livre espontânea pressão” para fora do senado. Fonte: ONG CEA - Centro de Estudos Ambientais