Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de novembro de 2011

REDUÇÃO DA MANCHA DE ÓLEO DA CHEVRON NÃO IMPEDIRÁ POLUIÇÃO DE PRAIAS

foto da mancha de óleo da Chevron em 23/11/11 (veja.abril.com.br)

Mancha de óleo reduz, mas deve chegar à praia

Área atingida passa de 12 para 2 km2 nos últimos dias; logo após acidente chegou a atingir 163 km2

23 de novembro de 2011

CLARISSA THOMÉ / RIO - O Estado de S.Paulo
A mancha de óleo na Bacia de Campos foi reduzida de 12 km2 para 2 km2 entre sexta e segunda-feira, informou a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A extensão foi estimada em sobrevoo feito por técnicos do órgão regulador, do Ibama e da Marinha.
Nos primeiros dias, a mancha chegou a atingir 163 km2. Segundo a empresa, o volume de óleo que está na superfície hoje equivale a 10 barris (1.590 litros).
A redução da mancha não tranquiliza o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. Em conversas com técnicos do Ibama e do Instituto Estadual do Ambiente, ele foi informado de que o óleo pode atingir as praias. "Mais de dois terços do óleo não aflorou ainda. Está na coluna d'água. Isso vai empelotar e as bolas de piche aparecerão em Arraial do Cabo, Angras dos Reis, Ubatuba. Pode acontecer daqui a duas semanas ou um mês."
O biólogo Salvatore Siciliano, do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Fundação Oswaldo Cruz, confirma que as pelotas devem chegar às praias, mas não há como fazer previsão, pois dependerá dos ventos e das correntes marítimas.
O defensor público da União André Ordacgy abriu ontem procedimento administrativo para que a Chevron pague uma indenização por danos ambientais. O valor ainda será arbitrado por peritos, após o cálculo do impacto do vazamento. O dinheiro será depositado no fundo federal de direitos difusos, em favor de causas ambientais. A ideia é que a Chevron assine um Termo de Ajustamento de Conduta, o que dispensaria a abertura de uma ação civil pública. Em outra frente, o defensor cobrou do Ministério do Meio Ambiente a elaboração do Plano de Contingência Nacional e fixou o prazo de 90 dias para que ele esteja pronto. JORNAL O ESTADO SP
LEIA TAMBÉM:

ANP proibe Chevron de perfurar poços no Brasil




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br