Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de novembro de 2011

SOS RIO GRAVATAÍ (RS) - INCLUINDO ATÉ 25 KM DE RENATURALIZAÇÃO DO RIO


A Associação de Preservação da Natureza do Vale Gravataí tem como Missão discutir com a comunidade do Vale do Gravataí as principais questões ambientais que ameaçam e comprometem a qualidade de vida da região.

Procura-se refletir com as adminitrações municipais e estadual sobre a possível viabilização de ações governamentais pautadas pela adoção dos princípios da sustentabilidade ambiental conjugada com resultados positivos na esfera do desenvolvimento social.


RIO GRAVATAÍ

O Rio Gravataí forma-se no Banhado Grande, que abrange os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí e Viamão. Este banhado recebe as águas de toda a bacia hidrográfica compreendida nestes municípios, se situando entre a Serra Geral e a Coxilha das Lombas.



Deságua no delta do Jacuí, um conjunto de canais, ilhas e pântanos, a partir do qual, forma o lago Guaíba. A partir do Guaíba as águas seguem para a Lagoa dos Patos e, daí, por seqüência, para o Oceano Atlântico.


Os principais afluentes do Rio Gravataí no Banhado Grande são os arroios Miraguaia, Chico Lomã, em Santo Antonio da Patrulha; Passo Grande, em Glorinha;
Passo do Pinto na divisa Glorinha-Gravataí e os arroios Sanga da Porteira, do Vigário e Alexandrina em Viamão.

Temos também a importante contribuição das vertentes das Águas Claras, no município de Viamão. Fora da área do Banhado, o principal afluente do Rio é o Arroio Demetrius, em Gravataí, também chamado de Arroio Passo dos Ferreiros, e que tem sua nascente no município de Taquara.

Outro arroio importante é o Barnabé, que tem sua nascente no Morro Itacolomi.

Temos também em Alvorada os arroios Águas Belas e Passo do Feijó como os mais expressivos neste município.
A Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí possui uma área de aproximadamente 2.020 Km2, abrangendo os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, Porto Alegre e pequena contribuição de Taquara.


A importância do Banhado Grande se dá em referência ao mecanismo de regulador da vazão do rio Gravataí, pois para lá convergem todas as águas que, gradativamente, alimentam o rio. É como se o banhado fosse uma esponja, que absorve a água e a vai liberando aos poucos. O Banhado Grande tem uma importância fantástica relacionada com a flora e fauna, pois ali vivem inúmeras espécies animais, que tem esta região como seu habitat natural.


É ponto de migração de aves que vêm de outras regiões do Brasil e até mesmo de outros continentes, que passam pelo banhado em diferentes épocas do ano, em busca de repouso e alimento farto para seguirem em novas viagens. Uma infinidade de peixes e répteis buscam seu último e derradeiro ninho de abrigo, no banhado que, com suas águas mornas e calmas, permite a desova, o aninhamento e a procriação destes animais. Grandes mamíferos, já em fase de extinção, tem o banhado como refúgio.


O Rio Gravataí é a principal alavanca para o desenvolvimento de toda a região. Deste manancial hídrico é realizada a captação de água para o abastecimento público de quase um milhão de pessoas.


A água que abastece as indústrias dos mais diversos ramos é retirada do Rio Gravataí, assim como as lavouras de toda a região da bacia, a criação de gado, as atividades de lazer e recreação são abastecidas pelas águas deste manancial hídrico.
Quando acordados pela manhã e lavamos o rosto usamos esta água, sendo este o primeiro ato que nos mostra a presença do rio em nossas vidas. Portanto, a importância do Rio Gravataí é fundamental para a sobrevivência da população.


A preservação do Rio Gravataí não pode ser somente um sonho dos ecologistas, mas uma batalha que cada morador da região, cada industrial, cada agricultor, que cada cidadão deva seguir, tendo a consciência de sua importância.


Uma atitude concreta que podemos fazer para que o rio continue vivendo é providenciar que em nossa residência, no local onde moramos, o esgoto seja ligado à rede do Programa Pró-Guaíba, para que lhe seja dado o destino adequado em uma estação de tratamento.


A rede de esgoto já passa em frente à nossa casa. Agora, devemos facilitar o trabalho da Corsan, quando esta vier efetivar a ligação. Neste momento, estaremos dando nossa mais preciosa colaboração para a preservação do Gravataí.


Finalmente, enfatizamos a importância do complexo do Rio Gravataí, o Banhado Grande, a Serra Geral, Coxilha das Lombas, enfim, todo a vale do Rio Gravataí, pela sua beleza e importância.
Fonte: APNVG


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br