Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de novembro de 2011

SOS RIO URUGUAI : ARGENTINA NEGA RELATÓRIOS SOBRE MONITORAMENTO DO RIO

Manifestação pelo Rio Uruguai na briga contra as papeleiras (foto: Parlasul)


Argentina teria negado divulgação de informações sobre Rio Uruguai




MONTEVIDÉU, 1 NOV (ANSA) - A delegação argentina da Comissão Administradora do Rio Uruguai (Caru) estaria impedindo a difusão dos resultados do monitoramento conjunto do rio, em cuja margem está localizada a fábrica finlandesa de pasta de celulose UPM (ex-Bótnia), afirmou hoje um integrante uruguaio do órgão.

"A esta altura, contamos com três boletins do laboratório canadense que estão sendo estudados pelo comitê científico e, por uma negativa da delegação argentina, não estão sendo divulgados", informou Luis Herrero, em entrevista ao jornal uruguaio El País.


"Lamentavelmente, na reunião da Caru da semana passada, novamente a delegação argentina se opôs à divulgação", afirmou Herrero.

Ele ainda declarou que os governos vizinhos deveriam requisitar a Caru que estas informações fossem liberadas. Segundo o uruguaio, que diz desconhecer os resultados, cinco mostras foram enviadas ao Canadá desde junho deste ano.

"Na medida que a delegação argentina reiteradamente se nega a divulgar as análises, os governos de ambos os países, a opinião pública, a imprensa e todo o mundo não tem, a esta altura, conhecimento sobre o que acontece no monitoramento do Rio Uruguai", afirmou.

O monitoramento conjunto foi acordado entre os governos de ambos os países no ano passado para colocar fim ao conflito diplomático originado com a instalação da fábrica de pasta de celulose, que está em funcionamento desde 2007.



A DECISÃO DE HAIA SOBRE AS EMPRESAS PAPELEIRAS


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br