Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de dezembro de 2011

EM RONDÔNIA MUNICÍPIO DE ARIQUEMES PERDE R$ 20 MILHÕES DESTINADO A OBRAS DE ÁGUA E ESGOTO

vista aérea de Ariquemes (RO) - foto:  rondoniacc.blogspot.com
02/12/2011 

Ariquemes perdeu recursos para água e esgoto por culpa do prefeito e da Câmara

Cassol advertiu mas prefeito e vereadores não atenderam.
Assessoria/Senador Ivo Cassol

“Não é todo dia que quase 20 milhões caem no colo da gente para investir na melhoria da qualidade de vida da população. E quando isso acontece não podemos perder os recursos, principalmente por falta de conhecimento”. Com essa frase o senador Ivo Cassol lamentou o recebimento do ofício 7925/2011 do Ministério das Cidades informando que o município de Ariquemes perdeu quase R$ 20 milhões de reais que seriam investidos na construção da rede de água e esgoto do município, obra que atingiria praticamente 100% da população urbana.


Em março deste ano uma comissão de vereadores de Jaru esteve no gabinete do senador em Brasília para tratar do mesmo assunto que atingiria Ariquemes: a municipalização da Caerd. 


Cassol explicou aos vereadores que a iniciativa impediria que os recursos federais alocados para a construção das redes de água e esgoto, por força de Lei não poderiam ser repassados para uma empresa municipal, e que outros municípios, a exemplo de Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes corriam o risco de perder o investimento do ministério das Cidades. “E nem adianta pedir minha intervenção, a Lei 11.445/2007 impede o repasse de obras de saneamento para empresas municipais. Ou dinheiro vai para empresa estatal ou o próprio ministério contrata”, disse Cassol durante a reunião com os vereadores jaruenses, conforme matéria produzida pela assessoria no dia 17 de março último.


Resultado: a Câmara de Ariquemes aprovou a municipalização dos serviços de água e esgoto e o Ministério das Cidades foi obrigado a cancelar o convênio, pois a continuidade seria ilegal. Com isso a população foi a maior prejudicada, pois não vai mais ter água tratada e nem esgoto uma vez que a Prefeitura não possui recursos disponíveis para executar o serviço em toda área urbana.


“Eu bem que avisei, alertei os prefeitos para não irem por esse caminho pois a população seria a maior prejudicada, mas não teve jeito. Agora não adianta mais chorar o leite derramado, a gente luta para conseguir alguma obra federal para os municípios e depois acontece isso. Ariquemes vai ficar sem as obras, perdeu os recursos que serão direcionados para outra cidade do país que cumpra os requisitos legais”, lamentou o senador. LEIA MAIS TUDO RONDÔNIA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br