Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de dezembro de 2011

PROF. APOLO LISBOA, DO PROJETO MANUELZÃO E O ABANDONO DAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO

obras destruídas antes do término...e abandonadas - foto: saofranciscovivo.com.br

Artigos do Estadão -Transposição do rio São Francisco

“O padre Sebastião Gonçalves, da diocese de Floresta, Paraíba, foi quem encontrou o trecho destruído durante vistoria frequente que faz pelas obras. 'As empresas abandonaram as obras e já começou a se perder o trabalho feito. É um desperdício inexplicável.” Leia a íntegra as matérias anexas editadas no Rema. (originalmente editadas no Estadão - São Paulo)
Esquece o bom padre que o Brasil sai ganhando com essa paralisação! A SOLUÇÃO pode começar com mais recursos para levar a cabo a construção das cisternas no semi-árido, que já começaram; e implantar o programa previsto no Atlas do Nordeste, que levará água dos aúcdes já existente a todas as cidades acima de 5 mil habitantes. Com mais alguns projetos e interfaces a transposição do São Francisco será o que sempre foi: um conto do vigário. Ela nunca foi a solução indicada e saiu do bolso do colete da indústria da seca, não nasceu de um diagnóstico da realidade do semi-árido nem foi proposta por técnicos e cientistas brasileiros.
Durante a CARAVANA nacional, coordenada pelo PMz e que cruzou o Brasil e foi recebida por todos os governadores das duas áreas – lá e cá - entre 20 de agosto e 3 de setembro de 2007, foi dito, entre outras coisas, que a transposição seria o Iraque do presidente LULA e que ela jamais chegaria ao fim. As profecias estão se cumprindo.  Veja o que escrevi na época e foi amplamente divulgado:

“A TRANSPOSIÇÃO NÃO VAI COMEÇAR;
SE COMEÇAR NÃO VAI CONTINUAR;
SE CONTINUAR NÃO VAI TERMINAR;
SE TERMINAR NÃO VAI FUNCIONAR;
SE FUNCIONAR NÃO SERÁ PARA LEVAR UM COPO D’ÁGUA A QUEM TEM SEDE.
ÁGUA ALTAMENTE CARA E SUBSIDIADA AO AGRO-NEGÓCIO SERÁ UM AFFAIRE NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO, QUESTIONANDO AS NOSSAS EXPORTAÇÕES.
REVELARÁ A TODOS QUE FOI UMA GRANDE MENTIRA E IRÁ SER ABANDONADA. SERÁ ETERNAMENTE UM GRANDE MONUMENTO À BURRICE, POLITICAGEM E À INSENSATEZ”.
Com a ruptura atual com o governo e PT, Ciro Gomes, o pivot desse projeto, e da virada de posição do Lula,  Marina e PT, que de contrários aprovaram a transposição, com fins eleitoreiros, mudando de idéia!, agora parece que a história, bem antes do que imaginávamos,está nos dando razão. Vai ser uma nova ferrovia do Aço e uma nova Transamazônica, um monumento à estupidez, à politicagem e à burrice. 
Parabéns aos que resistiram, aos que organizaram e participaram da Caravana e ao solo Dom Cappio, que projetou nossa luta internacionalmente, dando-lhe dramaticidade máxima.
Apolo Heringer Lisboa  
Idealizador do Projeto Manuelzão/Rio das Velhas
Professor da Faculdade de Medicina/UFMG
            31 - 9941-2171      
Saiba (+) sobre o assunto:
Projeto do São Francisco teve preços superfaturados
Em Pernambuco as obras de transposição do rio São Francisco estão abandonadas
Governo abandona transposição do São Francisco após eleição de Dilma
Transposição do Rio São Francisco. Passado o investimento, ficou o prejuízo
Transposição do Rio São Francisco. Na rota do canal, posto de saúde e assentamento
http://www.remaatlantico.org/Members/suassuna/campanhas/transposicao-do-rio-sao-francisco-na-rota-do-canal-posto-de-saude-e-assentamento/view




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Muito bom , este poste merecia virar vídeo de youtube , pois tem muito conteúdo , é pena que poucos dão o real valor a este tipo de pesquisa ... FerAndrade .

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br