Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de fevereiro de 2011

BLOG SOSRiosBr COMPLETA HOJE 03 ANOS DE ATIVIDADES





PARABÉNS FAMÍLIA SOS RIOS DO BRASIL


Hoje, 28 de fevereiro de 2011 estamos comemorando o 3º ANIVERSÁRIO DO BLOG!


Temos muito a agradecer o apoio de todos, que de alguma forma, contribuíram ao longo desses três anos, para o sucesso de nosso Blog e para que pudéssemos fazer alguma coisa para a melhoria das condições de nossos cursos d' água (de superfície e subterrâneas) do Brasil, nossas praias e nossos mares.


O melhor de tudo foram as comunidades que através de nosso trabalho de educação ambiental e de conscientização,  assumiram seus papéis de responsáveis por suas bacias hidrográficas e estão buscando solucionar os problemas de suas águas! 


Através de ações civis públicas, denúncias, campanhas, abaixo-assinados, divulgações na mídia, pressões nos governos municipais, nas concessionárias de água e esgoto, nos comitês de bacias hidrográficas e outros organismos, conseguiram ou estão conseguindo, o tratamento dos esgotos de suas comunidades, o desassoreamento dos rios e córregos, a recuperação das matas ciliares! Parabéns !!!

AOS NOSSOS COLABORADORES


Advº Profº. Dionísio L. Costa - Alexandre Anderson - Bióloga Raquel Almeida - Biólogo Ricardo Harduin - Bióloga Rose Dantas - Cecília Mamede - Escritor Vilmar Berna -Empresário Matheus Tavares - Escritor Vilmar Berna - Eng. João Suassuna - Eng. Júlio Cerqueira C. Neto - Eng. Luciano M. Aguiar - Geólogo Álvaro R. dos Santos - Farmacêutica/Bioq. Priscila Andrade - Jornalista Ana Echevenguá - Jornalista Henrique Cortez - Jornalista Letícia Belém - Jornalista Mª. C. Tordin - Jornalista Sonia Cardoso - Loris Turrini - Poetisa Ivana França de Negri - Profª Adriana Andrade M. Caldeira - Profª Amyra El Kalili - Profª Clarice Villac - Prof. Dr. Jorge Rios - Profª Malu Alencar - Profª Manon Rosa da Silva - Profª Silvia Helena Nascimento - Profª Tereza C. Vassimon - Comerciante Fernando Oliveira Andrade - Engenheiro Hiroto Hayashi (no Japão)

AOS FIÉIS E DEDICADOS 904 SEGUIDORAS (ES) DIÁRIOS DO BLOG


 (clique sobre as fotos para ampliá-las)

VOCÊS, CAROS 904 SEGUIDORES, SÃO O GRANDE INCENTIVO E O REAL PAGAMENTO PELO NOSSO TRABALHO VOLUNTÁRIO/NÃO REMUNERADO, EM DEFESA DE NOSSOS RIOS E NA FORMAÇÃO DE NOSSA JUVENTUDE!


AOS NOSSOS GRANDES PARCEIROS
QUE DIVULGAM NOSSO LINK E LOGOMARCA


(Clique para ampliar)


E EM ESPECIAL AS 1.794.584 VISITAS ATÉ ESTA DATA 28 FEV 2011...TEM MUITA GENTE INTERESSADA EM NOSSOS RIOS E MARES !


Recebam nesta data um grande "Deus lhes pague" e as mais sinceras felicitações por tudo o que fizeram até aqui...e acreditem que podemos fazer muito mais para "salvar os rios e mares do Brasil" !


PARABÉNS E MUITO OBRIGADO À TODOS !
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA !

Prof. Jarmuth Andrade
Blogueiro, Físico e Ambientalista

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

27 de fevereiro de 2011

FORTE CHUVA DEIXA SÃO PAULO ALAGADO NESTE DOMINGO



Temporal causa alagamentos na Grande São Paulo


Por Redação Yahoo! Brasil

A chuva que atingiu a Grande São Paulo na tarde de domingo (27) causou diversos pontos de alagamentos, principalmente, nas zonas Oeste, Norte e Leste da capital paulista. Às 19h30, havia ainda sete pontos intransitáveis na cidade, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Houve alagamentos também nos municípios de Barueri e Jandira. Veja as fotos:



YAHOO NOTÍCIAS 27 FEV 2011

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

26 de fevereiro de 2011

TRÊS ANOS AJUDANDO A SALVAR OS RIOS E MARES DO BRASIL




Fazer trabalho de educação ambiental no Brasil,
nem sempre se atinge os objetivos esperados;
não dá fama e nem dinheiro...
não se obtém facilmente apoios, 
e nem mesmo patrocínios!

A grande maioria, não está nem aí...
até mesmo os políticos e governantes,
preocupados com o que dá mais visibilidade,
deixam para um segundo plano,
os investimentos na área ambiental!

Defender rios, ribeirões, córregos e lagos...
brigar e denunciar esgotos sem tratamentos
e lixos nos cursos d' água das comunidades,
nem sempre é bem aceito ou valorizado!

Mostrar que estão derrubando as matas ciliares,
para cultivo agrícola no lugar das mesmas,
também não é visto com bons olhos,
pelos donos das terra ribeirinhas...
os primeiros a reclamar que o córrego está secando!


Envolver as crianças, adolescentes e jovens
estudantes nas causas ambientais, muitas vezes
provocam críticas dos próprios educadores, que
"entendem" que as mesmas têm "coisas mais
importantes para fazer"

Manter por três longos anos um trabalho de orientação,
valorização e promoção daqueles que trabalham na
defesa dos recursos hídricos em suas comunidades
ribeirinhas, pode até não significar muito...

MAS TENHAM CERTEZA,
DÁ UMA SATISFAÇÃO IMENSA E A
ALEGRIA DO DEVER CUMPRIDO, DE FAZER
A NOSSA PARTE EM DEFESA DAS
ÁGUAS DE NOSSAS GERAÇÕES FUTURAS!

OBRIGADO A TODOS, QUE NESTES TRÊS ANOS
DO BLOG SOSRiosBr, NOS AJUDAM,
NOS APOIAM E NOS INCENTIVAM NESTE
PEQUENO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL,
EM DEFESA DOS RECURSOS HÍDRICOS DO BRASIL!

Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista
sosriosdobrasil@yahoo.com.br


COMO PRESENTE DE ANIVERSÁRIO, ATINGIMOS NESTA DATA 900 (NOVECENTOS) SEGUIDORES DIÁRIOS DO BLOG! OBRIGADO GENTE BOA, INTERESSADA EM SALVAR NOSSOS RIOS E MARES DO BRASIL!!!




MAIS NÚMEROS:


VISITAS ATÉ ESTA DATA: 1.787.270 VISITAS
POSTAGENS: 6.393
SEGUIDORES: 900
COMENTÁRIOS: 2077
COLABORADORES REGULARES: 32 BRASIL E 02 JAPÃO
COMUNIDADES SALVANDO RIOS E PRAIAS: 132


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

SOS CABECEIRAS DO RIO XINGU - AGRICULTORES E ÍNDIOS IKPENGS RECUPERANDO ÁREAS DESMATADAS



Conheça o trabalho de recuperação das cabeceiras do Rio Xingu




Globo Rural

Globo Rural






Domingo, 20/02/2011
O Parque Indígena do Xingu é a maior reserva de floresta contínua de Mato Grosso. Mas o equilíbrio está ameaçado pelo desmatamento das áreas que ficam em volta dele.



GLOBO VÍDEOS - GLOBO.COM


Agricultores usam sementes de espécies nativas em áreas desmatadas.
A segunda parte da reportagem sobre a recuperação das nascentes do Rio Xingu apresenta o trabalho dos índios ikpengs, que coletam sementes de espécies nativas para vender aos agricultores.
Domingo, 20/02/2011
A segunda parte da reportagem sobre a recuperação das nascentes do Rio Xingu apresenta o trabalho dos índios ikpengs, que coletam sementes de espécies nativas para vender aos agricultores.
Globo Rural

Globo Rural





GLOBO VÍDEOS - GLOBO.COM

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

ELIAS DE UBATUBA É O NOSSO SEGUIDOR Nº 900 ! SEJA MUITO BEM VINDO!



ELIAS UBATUBA

Minha foto
Ubatuba, Litoral Norte/SP, Brazil
Elias Santos, Natural de Ubatuba/SP, Monitor Ambiental - mais de 11 anos de experiência, credenciado no Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA) / Bartender (Barman)- mais de 5 anos de experiência, trabalhados em temporadas, na: Tribo Club; Friends Bar; Friends Club & Lounge; Baladas do "DJ Leandro Camargo" (Trinity, Groove Board "na Escuna", etc.)e demais trabalhos com os principais drink's (Marguerita, Dry Martini, Sexy on the Beach, Mojito, Caipirinha, Saiquerinha, Espanhola, Blue Lagon, etc.) *Curso Técnico de Guia de Turismo - Credencial Guia Nacional/Embratur (2010-2010); *Administração com Habilitação Hotelaria e Turismo (2005-2008); *Técnico em Turismo (2000-2001); *Técnico em Administração (1997-1999); *Curso de Monitor Ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta-IF/FF/SMA - Resolução SMA 32/98 (1988-1999).
Seja muito bem vindo Elias Ubatuba e ajude a revitalizar e preservar os belos rios e praias de Ubatuba (Litoral Norte Paulista).
Envie notícias, fotos, promoções e eventos, vídeos e relatos de ações proativas do povo de Ubatuba, que gosta e valoriza os seus recursos naturais!

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

APURAÇÃO DOS VOTOS PARA A CÂMARA FEDERAL DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL






Eleição para Câmara Federal de Compensação Ambiental acontece nesta sexta-feira


Nesta sexta-feira (25), às 16h, será realizada a reunião pública para apurar os votos da eleição das entidades ambientalistas que ocuparão a vaga destinada às organizações não-governamentais na Câmara Federal de Compensação Ambiental (CFCA) para o biênio 2011/ 2012. A primeira colocada no processo eleitoral ocupará a vaga na Câmara como titular e a segunda como suplente. A reunião acontecerá no auditório do Ed. Marie Prendie Cruz, na 505 Norte, em Brasília.
A apuração será iniciada pelo secretário de Biodiversidade e Florestas, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bráulio Dias, primeiramente com a contagem dos votos registrados em cédulas de papel, que foram encaminhadas via postal. Em seguida, serão apurados os votos eletrônicos.
A reunião será aberta ao público e, quem tiver interesse, também poderá acompanhar a apuração dos votos pela internet, diretamente pelo endereço http://video.cnrh.gov.br/video_stream/.
Câmara Federal – A CFCA é instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente e, entre outros objetivos, tem a missão de estabelecer diretrizes para aplicação da compensação, decorrentes do licenciamento federal dos empreendimentos com significativo impacto ambiental.
De acordo com o diretor da Secretaria Executiva do MMA, Roberto Suarez, é fundamental a participação dos diversos atores da sociedade na Câmara para reavaliar esses processos de valoração da compensação ambiental. “Quanto mais participativo, democrático e transparente for o debate, mais aceito, legítimo e efetivo será o processo”, afirma.
Votação – Das 552 entidades ambientalistas cadastradas regularmente há pelo menos um ano no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), dez se candidataram à votação, que aconteceu entre 7 e 20 de fevereiro.
As entidades ambientalistas eleitas assumirão o compromisso de respeitar a Carta de Princípios das Entidades Ambientalistas Representantes do CNEA em Órgãos Colegiados e apresentar a documentação prevista na Portaria 10, de 12 de janeiro de 2011 até dia 16 de março, quando será realizada a segunda reunião ordinária da Câmara Federal de Compensação Ambiental. (Fonte: Melissa Silva/ MMA)/ AMBIENTE BRASIL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

SOS DUNAS E FALÉSIAS DO CEARÁ - MP QUER SUSPENDER PASSEIOS DE BUGGIES



Promotoria quer suspender “buggies” em dunas e falésias no CE


O Ministério Público Estadual do Ceará quer suspender a circulação de veículos ‘buggies’ em dunas e falésias da praia de Canoa Quebrada, um dos destinos turísticos mais importantes do Estado.
Os promotores do município de Aracati, onde fica a praia, entraram com uma ação civil pública contra a Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente), a prefeitura e a Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada pedindo que o tráfego de veículos seja suspenso imediatamente, até que o órgão ambiental efetive o licenciamento de uma trilha para a passagem dos ‘buggies’. Eles pedem multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
De acordo com o Ministério Público, a associação de moradores da região encaminhou requerimento à Promotoria em 2008 solicitando ‘intervenção no tráfego de veículos em suposta trilha de bugueiros’. Afirmavam que a passagem de ‘buggies’ sobre falésias havia gerado erosões que ameaçavam a segurança dos motoristas e dos passageiros.
Após audiência pública, foi firmada um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) em que a prefeitura, a associação de moradores e a de bugueiros se comprometeram a apresentar uma trilha provisória por onde deveriam circular os ‘buggies’ e outros veículos na APA (Área de Proteção Ambiental) de Canoa Quebrada. Porém, segundo a Promotoria, nenhuma providência foi tomada.
Outro lado – O presidente da Associação de Bugueiros da região, Beto Andrade, disse que já existe uma trilha definida para a passagem de ‘buggies’ que não prejudica a formação natural da região. Segundo ele, a associação aguarda a liberação de licença da Semace para que a trilha seja regularizada.
A Semace, por meio da assessoria, afirmou que não foi comunicada sobre a ação, e que por isso não iria se pronunciar. A reportagem tentou entrar em contato com a Prefeitura de Aracati, mas ninguém atendeu às ligações. (Fonte: Luiza Bandeira/ Folha.com)/ AMBIENTE BRASIL
BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

OS EVANGÉLICOS E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - "PRESERVAR O MEIO AMBIENTE FAZ PARTE DE NOSSA MISSÃO"



CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL 

Justamente por causa de idéias equivocadas, o cristianismo tem sido 
acusado nos últimos séculos de insensibilidade ecológica. 
E pior: de ser o grande responsável pela destruição da natureza, ao 
instrumentalizá-la. Em 1843, o filósofo alemão Ludwig Feuerbach 
chegou a dizer que “a natureza, e mesmo o mundo, não têm 
qualquer valor ou interesse para os cristãos. Eles só pensam na 
salvação de suas almas”.


Cresce entre os evangélicos a conscientização 
ambiental

Se existe uma convicção e um desejo compartilhado por 
cristãos de todas as correntes teológicas, é a volta de Jesus. 
Então, por que se preocupar tanto com os chamados 
“sinais dos tempos”, preditos pelo próprio Senhor nos 
evangelhos, se são acontecimentos inevitáveis e até 
certo ponto esperados? 


Em tempos de aquecimento global e de muita propaganda sobre responsabilidade ambiental, ainda existem crentes que não se 
interessam pela questão justamente por causa desse pensamento.


Para eles, o que importa é cuidar da espiritualidade, já que esperam 
“novos céus e nova terra”. Contudo, outro pensamento vem ganhando 
terreno entre os evangélicos nos últimos anos. Conhecido como 
Igreja Verde, esse movimento acredita que a volta de Cristo e o 
cumprimento das profecias das Escrituras são realmente inevitáveis, 
mas defende a tese de que aquilo que pertence a Deus – ou seja, os 
sinais do fim – deve ser deixado em suas mãos, e que aos homens 
compete cumprir a ordem de zelar pelo mundo que ele criou e deixou 
aos cuidados da humanidade desde os tempos de Adão.


“Somos mordomos de Deus e preservar o ambiente faz parte de 
nossa missão”, defende o pesquisador adventista Marcos De 
Benedicto. “O pensamento indiferente é insustentável 
teologicamente e irresponsável socialmente.

É inegável que o mundo está sendo destruído por causa do 
pecado do homem, mas não será a ação da Igreja que impedirá 
o retorno do Senhor. Tudo que está escrito acontecerá, mas podemos 
melhorar nossa situação e a do mundo, se não ficarmos na 
contramão da obra divina.
É imperioso preservar a vida”, sintetiza. LEIA MAIS

Revista Eclésia edição 124/IGREJAS NOIVA DE CRISTO

SAIBA MAIS SOBRE EVANGÉLICOS E MEIO AMBIENTE:







BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!