Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2012

UMA IDEIA PARA ADOTAR EM SUA CIDADE: TIRAR ÁGUA DE CHUVA DO ESGOTO

Água de chuva não é esgoto
Quarta-feira, 11 de janeiro de 2012 | 9:56
 Seja o 1º a comentar !
0


Água de chuva não é esgoto


Caesb trabalha para evitar que população jogue água das chuvas no esgoto, causando o transbordamento da rede


Suzano Almeida, da Agência Brasília

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realiza, durante toda esta semana, no Guará I, a Operação Água de Chuva não é Esgoto. O objetivo é verificar nas casas residenciais e comerciais se as canalizações das águas de chuva estão ligadas à rede de esgoto. A operação começou no dia 19 de dezembro e deve se estender até o dia 21 de janeiro. A primeira cidade a ser visitada foi a Candangolândia. Após o Guará, a Caesb passará também pelas cidades do Núcleo Bandeirante e de Águas Claras.

“A ação está sendo realizada para que a população saiba o que está acontecendo e que não deve dispensar a água das chuvas, que cai nas calhas, junto com o esgoto, o que sobrecarrega a rede”, explica a coordenadora de Fiscalização e Orientação das Instalações Hidrossanitárias da Caesb, Zélia Aparecida de Souza.

Na semana passada, a ação foi realizada no Guará II, onde 20% das casas visitadas por técnicos da Caesb apresentaram problemas. Nesses casos, quando o problema é constatado, a Caesb ensina ao morador como fazer a ligação de modo correto para evitar o problema.

Caixas de esgoto – Outro problema constatado pelos técnicos da Caesb foi a má construção ou a falta de caixas de gordura nas residências. Zélia Souza explica que a caixa existe para que a gordura, ao esfriar, suba e se separe da água, que desce para a rede de esgoto.

De acordo com a coordenadora, a caixa deve estar próxima à cozinha, ser proporcional ao número de residências do lote e passar por limpeza a cada semana ou de 15 em 15 dias. Em casos de imóveis comerciais, as caixas de gordura devem ser limpas diariamente. “Fazemos uma série de recomendações para que o material recolhido nas caixas de gordura não vaze para o esgoto também”, afirma Zélia Souza.

Conscientização – A Caesb está distribuindo folhetos com orientações para a instalação das caixas de gordura e para as ligações prediais de esgoto. Nas visitas, tudo é explicado com detalhes ao morador. “Quando ocorre o problema do vazamento da canalização da água pluvial para a rede de esgoto, o trabalho é tão grande que pode acabar provocando até o reajuste das contas da água”, informa.





BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br