Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO
VISITE, CONHEÇA E DIVULGUE A PÁGINA "SALVEMOS SÃO CONRADO", UM MODELO DE ATIVIDADE COMUNITÁRIA EM DEFESA DE SEUS RECURSOS NATURAIS, EM ESPECIAL DE SUA PRAIA E SUAS ÁGUAS - Clique no Banner - (Civilidade é o respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade organizada.)

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de fevereiro de 2012

AS 10 BELAS RESERVAS ECOLÓGICAS OU PARQUES NACIONAIS DO BRASIL

Conheça 10 reservas ecológicas brasileiras. Proteja e curta a natureza!

Parques Nacionais ou Reservas Ecológicas são as áreas verdes protegidas e preservadas pelo governo para garantir que elas não sejam devastadas pelas ações nocivas do homem. Mais do que estimular a visitação turística, elas garantem o habitat natural para as espécies raras ou em extinção, estimulando a biodiversidade da natureza.
Estas áreas são de domínio público e abertas para a visitação, sendo cada uma administrada por um órgão responsável referente a sua região. A lista abaixo não reúne as mais belas reservas ecológicas do Brasil, pois seria impossível classificar tanta beleza e deixar outras de fora. O que vamos fazer aqui é indicar as 10 mais diversas e que ofereçam atributos distintos entre si, vamos lá!
1- Parque Nacional do Itatiaia, entre SP, RJ e MG.
Fundado em 1937, é considerado a primeira reserva ecológica do Brasil. Uma curiosidade é o fato da Princesa Isabel, que se encantou pelo lugar, ter sido a primeira mulher a escalar o Pico das Agulhas Negras, uma das atrações mais visitadas pelo público.
2- Parque Nacional Lençóis Maranhenses, MA
As praias desertas desta região são muito procuradas por tartarugas marinhas e caranguejos. Lá, você também encontrará jacarés, pacas e o veado-mateiro. Este parque também é conhecido como o único deserto brasileiro, afinal, suas areias finas e brancas dão mesmo a impressão de estarmos no Saara, com a diferença que aqui, as águas cristalinas não são uma miragem.
3- Parque Nacional da Chapada Diamantina, BA
Aqui, o sertão já foi mar. A diversidade das paisagens naturais impressiona: grutas, cachoeiras, morros, além de cidades históricas fazem da Chapada Diamantina um destino inesquecível. A Cachoeira da Fumaça, com uma queda livre de mais de 400 m, impressiona, não deixe de conhecer e se admirar.
4- Parque Nacional Serra da Bocaina, entre SP e RJ
Ele foi criado com o intuito de abrigar a população de Angra dos Reis caso acontecesse algum desastre nuclear em uma das usinas. Por sorte, nada nunca aconteceu e esta área verde continua intocada com as suas belezas naturais. Onças, saguis, macacos, preguiças e gaviões são os moradores fixos, aqui o ser humano está apenas de passagem.
5- Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, MT
Considerado um verdadeiro museu a céu aberto, possui 46 sítios arqueológicos e pinturas rupestres por todos os lados, seja nas grutas, cavernas ou paredes externas. Entre os residentes, encontram-se lobos, tatus, tamanduás, entre outras espécies.
6- Parque Nacional do Pantanal, MT
Fundado na década de 80, o intuito era proteger os jacarés dos "coureiros", ou seja, caçadores que estavam praticamente dizimando esta espécie apenas em busca do lucro imediato. Atualmente, a fauna do parque é muito diversificada: são 650 espécies de aves, entre tuiuiús, garças, araras-azuis e gaviões, 240 de peixes, entre jaús, pacus e dourados e 80 de mamíferos, como capivaras, cervos, lontras e onças, além dos répteis.
7- Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, PE
Aqui, os golfinhos nadam tranquilamente ao lado dos barcos e embarcações. Se os turistas não tomarem cuidado, é possível se surpreender com um golfinho nadando ao seu lado enquanto você é convidado para um mergulho nas águas azuis e cristalianas. São cerca de 230 espécies de peixes e 15 de corais, além de tubarões e tartarugas marinhas.
8- Parque Nacional Iguaçu, PR
As Cataratas do Iguaçu, conhecidas como a 8ª maravilha do mundo, fazem parte deste parque que chega a receber até meio milhão de turistas por ano. O visitante já encontra logo após a bilheteria várias lojas de souvenirs, sanitários, fraldários, estacionamento, sala de recepção para agências de turismo, posto bancário e exposições temporárias.
9- Parque Nacional Serra da Canastra, MG
Mesmo com a proteção do governo, este parque ainda sofre incêndios criminosos e invasões frequentemente. Criado com o intuito de preservar a nascente do rio São Francisco, um dos mais importante afluentes do Brasil, ele é um dos grandes responsáveis pela sua preservação. O seu cenário paradisíaco já inspirou o pintor francês Jean-Baptiste Debret a pintar o quadro Cachoeira Casca D Anta, no século XIX.
10- Parque Nacional Serra Geral, RS e SC.
Com mais de 60 cânions, dois acabam chamando mais a atenção devido a sua beleza: o Malacara e o Fortaleza, este com mais de 7 km de extensão e 500 m de altura.
Quem você pode encontrar por lá? O puma americano, também chamado de leão-baio, raposas, graxains, gambás, tatus, bugios, gralha-azul, o papagaio-charão, periquitos, entre outros infelizmente também ameaçados de extinção. Fonte:  Felippe Canale | Yahoo Notícias
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br