Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de fevereiro de 2012

AS 10 BELAS RESERVAS ECOLÓGICAS OU PARQUES NACIONAIS DO BRASIL

Conheça 10 reservas ecológicas brasileiras. Proteja e curta a natureza!

Parques Nacionais ou Reservas Ecológicas são as áreas verdes protegidas e preservadas pelo governo para garantir que elas não sejam devastadas pelas ações nocivas do homem. Mais do que estimular a visitação turística, elas garantem o habitat natural para as espécies raras ou em extinção, estimulando a biodiversidade da natureza.
Estas áreas são de domínio público e abertas para a visitação, sendo cada uma administrada por um órgão responsável referente a sua região. A lista abaixo não reúne as mais belas reservas ecológicas do Brasil, pois seria impossível classificar tanta beleza e deixar outras de fora. O que vamos fazer aqui é indicar as 10 mais diversas e que ofereçam atributos distintos entre si, vamos lá!
1- Parque Nacional do Itatiaia, entre SP, RJ e MG.
Fundado em 1937, é considerado a primeira reserva ecológica do Brasil. Uma curiosidade é o fato da Princesa Isabel, que se encantou pelo lugar, ter sido a primeira mulher a escalar o Pico das Agulhas Negras, uma das atrações mais visitadas pelo público.
2- Parque Nacional Lençóis Maranhenses, MA
As praias desertas desta região são muito procuradas por tartarugas marinhas e caranguejos. Lá, você também encontrará jacarés, pacas e o veado-mateiro. Este parque também é conhecido como o único deserto brasileiro, afinal, suas areias finas e brancas dão mesmo a impressão de estarmos no Saara, com a diferença que aqui, as águas cristalinas não são uma miragem.
3- Parque Nacional da Chapada Diamantina, BA
Aqui, o sertão já foi mar. A diversidade das paisagens naturais impressiona: grutas, cachoeiras, morros, além de cidades históricas fazem da Chapada Diamantina um destino inesquecível. A Cachoeira da Fumaça, com uma queda livre de mais de 400 m, impressiona, não deixe de conhecer e se admirar.
4- Parque Nacional Serra da Bocaina, entre SP e RJ
Ele foi criado com o intuito de abrigar a população de Angra dos Reis caso acontecesse algum desastre nuclear em uma das usinas. Por sorte, nada nunca aconteceu e esta área verde continua intocada com as suas belezas naturais. Onças, saguis, macacos, preguiças e gaviões são os moradores fixos, aqui o ser humano está apenas de passagem.
5- Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, MT
Considerado um verdadeiro museu a céu aberto, possui 46 sítios arqueológicos e pinturas rupestres por todos os lados, seja nas grutas, cavernas ou paredes externas. Entre os residentes, encontram-se lobos, tatus, tamanduás, entre outras espécies.
6- Parque Nacional do Pantanal, MT
Fundado na década de 80, o intuito era proteger os jacarés dos "coureiros", ou seja, caçadores que estavam praticamente dizimando esta espécie apenas em busca do lucro imediato. Atualmente, a fauna do parque é muito diversificada: são 650 espécies de aves, entre tuiuiús, garças, araras-azuis e gaviões, 240 de peixes, entre jaús, pacus e dourados e 80 de mamíferos, como capivaras, cervos, lontras e onças, além dos répteis.
7- Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, PE
Aqui, os golfinhos nadam tranquilamente ao lado dos barcos e embarcações. Se os turistas não tomarem cuidado, é possível se surpreender com um golfinho nadando ao seu lado enquanto você é convidado para um mergulho nas águas azuis e cristalianas. São cerca de 230 espécies de peixes e 15 de corais, além de tubarões e tartarugas marinhas.
8- Parque Nacional Iguaçu, PR
As Cataratas do Iguaçu, conhecidas como a 8ª maravilha do mundo, fazem parte deste parque que chega a receber até meio milhão de turistas por ano. O visitante já encontra logo após a bilheteria várias lojas de souvenirs, sanitários, fraldários, estacionamento, sala de recepção para agências de turismo, posto bancário e exposições temporárias.
9- Parque Nacional Serra da Canastra, MG
Mesmo com a proteção do governo, este parque ainda sofre incêndios criminosos e invasões frequentemente. Criado com o intuito de preservar a nascente do rio São Francisco, um dos mais importante afluentes do Brasil, ele é um dos grandes responsáveis pela sua preservação. O seu cenário paradisíaco já inspirou o pintor francês Jean-Baptiste Debret a pintar o quadro Cachoeira Casca D Anta, no século XIX.
10- Parque Nacional Serra Geral, RS e SC.
Com mais de 60 cânions, dois acabam chamando mais a atenção devido a sua beleza: o Malacara e o Fortaleza, este com mais de 7 km de extensão e 500 m de altura.
Quem você pode encontrar por lá? O puma americano, também chamado de leão-baio, raposas, graxains, gambás, tatus, bugios, gralha-azul, o papagaio-charão, periquitos, entre outros infelizmente também ameaçados de extinção. Fonte:  Felippe Canale | Yahoo Notícias
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br