Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de fevereiro de 2012

AS VERDADES SOBRE A ÁGUA NO SETENTRIONAL NORDESTINO

Clique para Ampliar
Açude Valério, em Altaneira, está sangrando desde ontem. Já são 14 açudes com volume acima de 80% e três acima de 90%. O mais próximo de sangrar é o Açude Gavião, em Pacatuba, na Bacia Metropolitana, com 94,8%
FOTO: COGERH

Meus Prezados,

Uma das justificativas das autoridades em levar as águas do São Francisco
para o Setentrional nordestino, foi a de que não havia segurança hídrica
na região. O ex-Ministro Ciro Gomes chegou a afirmar que o Semiárido
cearense não tinha água. 
Parece-me que as coisas não são bem assim!
Confiram.

Eng. João Suassuna - Rema Atlântico

A Funceme prevê mais chuvas hoje e na 
madrugada de amanhã em toda a faixa de região 
litorânea do CE
Clique para Ampliar
O Canal do Grangeiro já recebe as primeiras águas. Durante as precipitações, o volume sobe, mas escoa rápidamente ao final das chuvas
FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA
A Funceme prevê mais chuvas hoje e na madrugada de amanhã em toda a faixa de região litorânea do CE
Iguatu.
Três açudes já transbordam no Ceará. Os reservatórios Junco, em Granjeiro, pertencente à Bacia do Rio Salgado, e Valério, no Município de Altaneira, da Bacia do Alto Jaguaribe, transbordaram. O primeiro foi Tijuquinha, em Baturité, que atingiu a cota máxima de sangria anteontem. De acordo com Funceme, choveu, ontem, em 128 Municípios (até o fechamento deste edição) e as maiores precipitações foram registradas na região da Ibiapaba, Litoral Norte e Sertão de Crateús.
A maior precipitação ocorreu em Ipueiras, na macrorregião da Ibiapaba, onde foram registrados 77 milímetros, seguido de Ibiapina com 75mm e Nova Russas com 65mm. Na região do Cariri cearense, choveu em vários Municípios, mas a maior foi em Santana do Cariri, com 47milímetros.
De acordo com a Funceme, a tendência é de oscilação do quadro chuvoso no Estado. Neste fim de semana, o centro de alta pressão (Vórtice) dissipou e favoreceu a ocorrência de precipitação em várias regiões. Para as próximas 72 horas há a possibilidade de chuva em todo o Estado. "Se o Atlântico Norte esfriar, que está com temperatura ´neutra´, as chuvas serão mais intensas", explicou a meteorologista da Funceme Gabriela Lameu.
Para hoje e a madrugada de amanhã, a Funceme prevê chuva em toda a extensão litorânea. O quadro geral é de prevalência do sistema La Niña, em que o Oceano Pacífico apresenta temperatura mais baixa e o Atlântico Norte mais frio em relação ao Atlântico Sul.
No fim de semana passado, houve registro da maior precipitação do ano, em Beberibe, com 180mm, mas a Funceme, mesmo com o monitoramento de radar meteorológico só consegue prever precipitações intensas a curto prazo, horas antes, quando ocorre a formação do sistema e seu deslocamento. Entretanto, a chuva em Beberibe verificou-se do sábado para o domingo e o plantão da Funceme somente funciona até as 12 horas no fim de semana.
Os moradores das cidades de Granjeiro e de Altaneira comemoram ontem a sangria dos açudes Junco e Valério. Nos últimos dias, esses reservatórios já apresentavam mais de 90% da capacidade de armazenamento de água. Na Bacia do Alto Jaguaribe, outros dois açudes estão com capacidade elevada, Trussu em Iguatu, e Muquém, em Cariús, que acumulam respectivamente, 93% e 94%. A expectativa é de sangria no próximo mês, caso as chuvas continuem regulares e intensas, na região.
De acordo com levantamento diário realizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o percentual de acúmulo de água nos 136 reservatórios monitorados pelo órgão de ontem para hoje, aumentou em 0,28%, perfazendo um total de 70,28%. A verificação dos níveis dos reservatórios é feita em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).
No momento, 14 açudes estão com volume acima de 80% e três acima de 90%. O mais próximo de sangrar é o Açude Gavião, em Pacatuba, na Bacia Metropolitana, com 94,8%. Os outros dois são Trussu, em Iguatu, e Muquém em Cariús. O Açude Orós, o segundo maior do Ceará, está com 89%, e o Castanhão, o maior do Estado, com 72%.
O tenente coronel Marcos Viana, da Defesa Civil do Estado, informou que, até o momento, houve duas solicitações de deslocamento de equipes do órgão para acompanhamento e verificação de ocorrências em Beberibe e Quixelô, que registrou o arrombamento do muro de contenção de uma barragem próxima à cidade. "Por enquanto o quadro é de normalidade", salientou o tenente coronel. "Estamos acompanhando e monitorando a situação no Estado".
CHUVAS NO CEARÁ Municipio  mm
 Ipueira.............................................................77
 Ibiapina.......................................................... 75
 Poranga......................................................... 70
 Nova Russas ................................................65
 Santana do Cariri....................................... 47
 Pedra Branca............................................... 42
 São Gonçalo ..................................................37
 Ibicuitinga .....................................................30
 Pindoretama ................................................30
 Mombaça .......................................................27
 Fortaleza ........................................................27
 Pacatuba ........................................................26
 Trairi ................................................................26
 Cedro ...............................................................25
 Uruoca ............................................................25
 Santa Quitéria............................................. 24
 Graça ...............................................................24
 Marco ..............................................................24
 Itarema........................................................... 24
 Beberibe ........................................................23
 Fonte: Funceme
Mais informações
Funceme - (85) 3101.1117
http://www.funceme.gov.br
Defesa Civil do Estado - 199
Cogerh - (85) 3218.7020
http://www.portal.cogerh.com.br
HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br